Fundo Verde

O BANCO VERDE BRDE é um conjunto de iniciativas para a promoção de impacto socioambiental e climático positivo na Região Sul do Brasil.

Contempla três eixos de ação:

  1. Mitigação do impacto ambiental gerado nas atividades operacionais do BRDE;
  2. Promoção de projetos socioambientais e climáticos mediante apoio financeiro do FUNDO VERDE E DE EQUIDADE;
  3. Promoção ou incentivo a projetos socioambientais e climáticos mediante operações de crédito.

O FUNDO VERDE E DE EQUIDADE é um fundo de natureza operacional e financeira constituído para atuação específica do BANCO VERDE BRDE em seu EIXO II mediante apoio financeiro a projetos socioambientais e climáticos, nas seguintes categorias:

  1. Sustentabilidade e proteção da água;
  2. Prevenção e controle de poluição;
  3. Proteção e restauração da biodiversidade;
  4. Mitigações e adaptações às mudanças climáticas;
  5. Transição para uma economia circular;
  6. Agropecuária resiliente e sustentável;
  7. Equidade e inclusão econômica e cidadã.

Edital BRDE – Fundação Araucária 2024

Chamada Pública conjunto entre BRDE, Fundação Araucária e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, com intuito de apoiar o desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos e de inovação que visem a promoção de impacto socioambiental e climático positivo na Região Sul do Brasil. Edital prevê aporte de R$3,2 milhões para Instituições Científicas e Tecnológicas e de Inovação (ICTs) elegíveis, com sede e CNPJ no Estado do Paraná, que apresentarem propostas no âmbito do Programa Fundo Verde, nos termos estabelecidos no Edital.

Edital Fundação Boticário- Teia de Soluções

As inscrições para um novo processo seletivo da Teia de Soluções estão abertos em busca de soluções para o desenvolvimento do turismo de natureza, a adaptação climática e o fortalecimento de comunidades tradicionais na porção paranaense da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no país, presente em 18 municípios do Paraná. A iniciativa selecionará propostas práticas e inovadoras, destinando um total de até R$ 2,2 milhões para os melhores projetos serem executados na região.

A oportunidade é direcionada para empresas, organizações da sociedade civil (OSCs), universidades, instituições do terceiro setor e outras entidades que atuem na região e tenham propostas alinhadas com um dos desafios propostos. As inscrições seguem até as 18 horas do dia 24 de julho pela internet (https://chamada.teiadesolucoes.com.br/). A nova Chamada da Teia de Soluções é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Fundação Araucária (FA), com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

As propostas de soluções devem atender a um dos três desafios apresentados: promover o turismo de natureza por meio da conexão de negócios, projetos e programas, fortalecendo a região da Mata Atlântica paranaense como destino nacional e internacional; garantir o protagonismo de comunidades locais por meio da formação, valorização e implementação de negócios ou de projetos sustentáveis; e incentivar projetos que promovam adaptação da sociedade às mudanças climáticas, atentos à segurança hídrica ou à resiliência costeiro-marinha