O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) participou, nesta quinta-feira (5), do XIII Fórum Econômico Gaúcho, realizado em Xangri-Lá, no Litoral Norte do Estado. Promovido pela Rede Pampa, o evento reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais para debater estratégias de crescimento econômico, com a temática “Construindo Caminhos para o Desenvolvimento”. O Fórum contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Leite.
Representando o BRDE, o diretor de Operações, Ranolfo Vieira Júnior, integrou o painel “Financiando o Desenvolvimento – Visão dos financiadores e dos financiados”, que abordou o papel do crédito e dos instrumentos financeiros no apoio a projetos estruturantes e no fortalecimento da economia.

Ao abordar os desafios do financiamento ao desenvolvimento, Ranolfo destacou a importância de mecanismos que ampliem o acesso ao crédito e garantam condições mais equilibradas para a execução de projetos estratégicos. “O desenvolvimento regional exige instrumentos adequados de financiamento. Subsídios bem estruturados são fundamentais para viabilizar projetos estratégicos, especialmente aqueles com maior impacto social e econômico. Da mesma forma, a criação de um fundo constitucional para a Região Sul representaria um avanço decisivo para reduzir desigualdades regionais e garantir condições mais equilibradas de crescimento”, destacou.
O painel foi coordenado pelo secretário estadual de Comunicação, Caio Tomazeli, e contou com a participação do presidente do Banrisul, Fernando Lemos. O XIII Fórum Econômico Gaúcho integra a programação de debates promovidos pela Rede Pampa com o objetivo de estimular o diálogo entre o setor público e privado. O evento contou também com a participação do prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, além de secretários de estado, deputados e demais lideranças.
Texto e fotos: Juliano Roll / BRDE
VOLTAR