Pela primeira vez na história de Curitiba, o Dia Municipal da Erva Mate foi celebrado, neste dia 29 de agosto e o “Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões” organizou uma programação voltada ao tema.
No período da manhã, o Palacete recebeu um evento do SEBRAE, denominado “Welcome Mate”, seguido de uma apresentação de boas-vindas institucionais da gerente adjunta, Thaís Paola Grandi.
O BRDE também foi representado pela gerente operacional adjunto, Carmem Rodrigues Truite, que apresentou um painel sobre linhas de financiamento dentro do agronegócio.
Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural, falou sobre o compromisso cultural do Palacete.
Também houve painéis da Leão Alimentos e Bebidas, apresentado pela professora Clauriane Stele, que explicou a respeito da compra de mate de pequenos produtores e a participação feminina na empresa.
O painel do SEBRAE foi apresentado pela consultora Mabel Guimarães, detalhando sobre o processo de Indicação Geográfica, que se refere a produtos ou serviços que tenham uma origem geográfica específica, feito pela entidade.
A professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Daniele Ukan, apresentou informações de estudo e pesquisa de pragas da erva-mate.
Já no período da tarde, o Palacete dos Leões recebeu uma turma do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual do Paraná, para uma visita especial, focada na importância e história da erva mate e contou com a participação do arte-educador especializado na história de Curitiba, Rogério Bealpino.
VOLTAR