Projetos de irrigação para reverter as perdas da agro nos períodos de estiagem e uma maior estrutura de hotelaria estão entre as principais demandas de investimentos futuros para a região da Campanha e Fronteira Oeste do estado. Ao menos essas duas áreas foram as que mais se destacaram entre as prioridades durante painel desenvolvido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), na noite desta quinta-feira (dia 15/6), em Dom Pedrito. O evento reuniu produtores rurais, empreendedores privados e lideranças políticas, e fez parte da programação da primeira edição do Pampa em Evolução – Conhecimento. Negócios e Sustentabilidade.
Durante o encontro, o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, destacou que a região do Pampa gaúcho vem diversificando sua atividade econômica, mas sempre vinculada à sua vocação da produção agropecuária. “Percebe-se uma união entre empreendedores, setor público e a academia no desenvolvimento de projetos com novas tecnologias e em setores como a vitivinicultura, o turismo e a geração de energia, mas para isso é preciso termos a disponibilidade do crédito. E essa é a missão de um banco de fomento, apoiando iniciativa que serão estratégicas para a região”, salientou.
O superintendente regional do BRDE, Maurício Mocelin, realizou uma apresentação das principais linhas de financiamento, em especial os produtos relacionados com o setor primário, em especial para irrigação e armazenagem de grãos. “Mas o banco opera com linhas muitos acessíveis para projetos de recuperação do solo e na integração agricultura e pecuária”, listou Mocelin. Ele destacou igualmente as possibilidades de crédito para novos investimentos no turismo com condições diferenciadas.
A carência de maior oferta no setor hoteleiro, particularmente no município de Dom Pedrito, foi bastante mencionada no encontro, que ocorreu na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos. O prefeito Mário Augusto Gonçalves lembrou que o município agira já dispõe de um programa de incentivo ao empreendedor bastante arrojado, o que permite apoiar iniciativas em favor de melhor estrutura para recepcionar os turistas e para eventos de negócios na região.
O painel contou também com as presenças do presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito, José Roberto Weber; do coordenador regional do Sebrae-RS, Ângelo Aguinaga; do gerente de Planejamento do BRDE no RS, Alexander Lietzke, e do gerente do escritório de representação do banco para a região, Alexandre Ness.
Promovido pelo Sindicato e Associação Rural, Associação de Agricultores e prefeitura de Dom Pedrito, o Pampa em Evolução se encerra neste sábado, dia 17/6. Além de apoiar o evento, o BRDE está presente com um estande para receber clientes e convidados.
VOLTAR