A3P

A Administração Pública, como grande consumidora de bens e serviços, como cumpridora responsável das políticas públicas e com o poder de compra que possui por meio das licitações, precisa dar o exemplo das boas práticas nas atividades que lhe cabem. Desta forma, o material que compõe esta cartilha foi especialmente elaborado para os gestores públicos federais, estaduais e municipais com o intuito de auxiliá-los no processo de inserção da responsabilidade socioambiental e da sustentabilidade em tais atividades. O grande desafio consiste em transpor o discurso meramente teórico e concretizar a boa intenção num compromisso sólido, já que a adoção de princípios sustentáveis na gestão pública exige mudanças de atitudes e de práticas. Para que isso ocorra, se fazem necessárias a cooperação e união de esforços visando minimizar os impactos sociais e ambientais advindos das ações cotidianas atinentes à Administração Pública.

Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente criou o programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), uma ação que busca a construção de uma nova cultura institucional nos órgãos e entidades públicos. A A3P tem como objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos, da gestão adequada dos resíduos, da licitação sustentável e da promoção da sensibilização, capacitação e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A sustentabilidade no âmbito governamental tem sido cada vez mais um diferencial da nova gestão pública, onde os administradores passam a ser os principais agentes de mudança. Simples e pequenas ações realizadas diariamente, como por exemplo, o uso eficiente da água e da energia, a coleta seletiva, o consumo responsável de produtos e serviços, entre outros, contribuem para este processo. Cada um pode fazer a sua parte nas atividades cotidianas, seja no trabalho, em casa, no escritório, na rua, na escola e em outros locais. Portanto, mãos à obra! A A3P começa por você!” (MMA, Cartilha A3P)

O BRDE aderiu a A3P em 2015.

A3P – PLANO DE GESTÃO SOCIOAMBIENTAL DO BRDE (2017 a 2020)

EIXO 1 – Uso racional dos recursos

No Uso dos Recursos Naturais e Bens Públicos, o tema da energia elétrica é prioritário tendo em vista que o diagnóstico apontou o uso mais intenso desse recurso em relação aos demais. Acredita-se que uma abordagem bem estruturada de ações, em conjunto com um Plano de Sensibilização e Mobilização dos funcionários, seja capaz de trazer resultados efetivos de racionalização do uso da energia elétrica, redução do gasto e, consequentemente, geração de menor impacto ambiental da atividade bancária. Será elaborado um diagnóstico do uso da energia nos três prédios do banco. O BRDE como instituição intermediária de recursos financeiros destinados ao investimento e produção tem a possibilidade de intermediar, também, a ideia de racionalização do uso destes recursos em termos de eficiência ambiental.

Neste tema, outro item considerado de impacto relevante a curto prazo é a eliminação da oferta e uso de copos e garrafas plásticas descartáveis para funcionários. Embora para esta ação seja estimado menor efeito de redução dos impactos ambientais e custos, espera-se que tenha elevado impacto na cultura interna do trabalho e conscientização dos funcionários, sendo considerada medida exemplar.

Deverá ser implementado sistemática (inventário) de medição de emissões de gases de efeito estufa para monitoramento e eventual mitigações.

EIXO 2 – Gerenciamento de resíduos sólidos

O gerenciamento de resíduos sólidos é tema de reiterada preocupação do BRDE. Hoje, é possível dizer que o banco possui um gerenciamento responsável dos resíduos, contudo é necessário melhorar, padronizar ações e adotar medidas sistemáticas de sensibilização e controle. As ações preveem a padronização dos coletores da coleta seletiva, destino dos resíduos orgânicos para compostagem, e atenção aos descarte correto dos eletro eletrônicos. Campanhas de conscientização e sensibilização são feitas periodicamente.

EIXO 3 Qualidade de vida no ambiente de trabalho

Existem diversas iniciativas de promoção da qualidade de vida no trabalho já realizadas no BRDE, assim que este tema foi considerado bem atendido. Isso implica também que não foram propostas ações específicas deste eixo para o Plano de Sensibilização e Mobilização, o que não significa que o tema esteja descartado das reuniões periódicas de gestão do referido Plano.

EIXO 4 Sensibilização e Capacitação

Este eixo é considerado fundamental para o sucesso de todo o Plano de Gestão Socioambiental. Ele possui dois componentes que são transversais aos demais eixos, são eles: Ações de Sensibilização e Mobilização; e Ações de Capacitação.

EIXO 5 – Licitações/Compras Sustentáveis

Licitações e compras sustentáveis são temas de relevância jurídica que no atual estágio das artes requer inovação de processo e benchmark no setor público. Sendo assim, a principal ação é de constituição de um grupo de trabalho que seja capacitado para sugerir a inclusão de itens de sustentabilidade nas compras em processo público, com segurança jurídica.

EIXO 6 – Construções Sustentáveis

Não há ações previstas para este eixo, tendo em vista que o BRDE já possui suas três sedes em operação. As questões estruturais são tratadas nos demais eixos.