Participaram do evento nomes como o vice-governador do estado, Darci Piana, o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.
Na tarde desta segunda-feira (08), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) promoveu a final do programa BRDE LABS, programa desenvolvido em parceria com a Hotmilk, Ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). As dez startups finalistas apresentaram seus projetos no evento online aconteceu por meio do canal oficial do BRDE no Youtube.
O BRDE Labs foi criado com o intuito de ajudar no desenvolvimento do estado. Com esse projeto, as startups puderam ter contato com cooperativas agroindustriais e pudessem criar soluções para melhorar seus processos de produção, automação, financeiro, gestão, infraestrutura, etc.
O evento foi aberto com a fala de autoridades e parceiros sobre o projeto e a importância que ele tem para o desenvolvimento de novas tecnologias para o Paraná. Estavam presentes o vice-governador do estado, Darci Piana, o Secretário Estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o vice-Presidente e Diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley, o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Waldemiro Gremski, o Diretor da Hotmilk, Fernando B. Luciano, e o sócio da DemoInvest e Gestor do Fundo Anjo, Franco Pontillo.
Em sua fala o vice-Governador do estado do Paraná Darci Piana comentou sobre a importância da iniciativa do BRDE em conjunto com a Hotmilk “A atualização dos conceitos produtivos do Paraná podem refletir para os demais estados do país, passando fronteiras, por essa inciativa de que essas startups apresentem seus estudo e inovações”.
Ortigara, falou da importância que a agricultura tem para o estado, que tem rumado para a quarta economia do Brasil, tendo raízes na agroindústria com aproximadamente 34% da sua economia no agro.
Bley agradeceu as cooperativas do Paraná pelo apoio as iniciativas do banco. Ele ainda destaca que nos 60 anos do BRDE eles têm se direcionado para a modernidade. “Essa parceria com a Hotmilk e a PUC, o estreitamento de laços com as cooperativas, fizeram o sucesso desse projeto. Em breve esperamos que essas startups encontrem financiadores para desenvolverem mais ainda seus projetos”. O vice-presindente ainda agradeceu a equipe do BRDE e lançou o desafio para que em breve seja lançado o segundo BRDE Labs.
Confira a descrição de cada startup e seu projeto:
AGAPYS – Comece a transformar os seus processos e tarefas simulando a atuação do ser humano ao executar atividades em um computador (em tempo real). O RPA (Robotic Process Automation) é a inovação tecnológica perfeita para automatizar e otimizar processos / tarefas, que antes só poderiam ser executadas com a intervenção humana, economizando tempo e recursos.
AWARE – O TAS é o TMS para empresas embarcadoras (Transportation Management System) da Aware. A diferença para todos os outros é que ele foi pensado em automatizar seus processos, reduzindo custos e falhas humanas. Além disso, diferente de outros TMS do mercado que foram pensados para transportadoras, o TAS possui ferramentas próprias para que embarcadores possam gerenciar o seu relacionamento e acompanhar suas remessas com diversas transportadoras diferentes.
BART DIGITAL – Criada com o objetivo de facilitar os processos de financiamento agrícola, a Bart Digital possibilita a digitalização dos recebíveis agrícolas. Os credores do agronegócio passam a formalizar as garantias de maneira 100% digital, contando com emissão, coleta de assinaturas digitais e registros eletrônicos em cartórios e centrais registradoras.
COWMED – A Cowmed monitora o comportamento de bovinos de leite através de um colar e antenas, onde monitoramos 24 horas por dia, o tempo de ruminação do animal durante o dia todo, o tempo de atividades e o tempo de ócio. Com esses parâmetros medidos, cruzamento esses dados para dar alertas no celular ao produtor se o animal está no Cio e qual melhor horário para inseminar, aumentando assim as taxas reprodutivas, alertas de saúde, se o animal mudou o comportamento dele nos últimos dias, prevenindo doenças, baixando as taxas de descarte da fazenda e alertas de nutrição, onde informamos se o lote monitorado está tendo uma nutrição desejada, se houve alguma mudança no consumo impactante positivamente ou negativamente e assim melhorando a produção leiteira.
CYCLOAR – O Cycloar é um sistema de exaustão e iluminação natural para Silos e Armazéns Graneleiros que utilizará iOT. Resolvemos o problema de perda de grãos (apodrecimento) depositados por conta da condensação. Atualmente o sistema Cycloar já reduz as perdas dos grãos armazenados por conta do sistema de exaustão e iluminação e com a integração de soluções iOT poderemos fazer a gestão das unidades armazenadoras, monitorando e automatizando a estocagem em silos e armazéns graneleiros.
DIGIFARMZ SMART AGRICULTURE – A DigiFarmz é uma plataforma digital que combina dados de pesquisas, informações climatológicas, genética de cultivares, datas de semeadura, local e outros parâmetros, para apresentar recomendações inteligentes que auxiliam produtores, agrônomos e consultores no manejo fitossanitário, tanto no controle de doenças, pragas e plantas daninhas quanto na nutrição das plantas. Empoderando decisões de toda a cadeia do agronegócio, permitindo a utilização dos insumos de forma racional e sustentável visando maior produtividade e rentabilidade nas lavouras.
GIRO.TECH – Apoiamos grandes empresas e cooperativas na criação de suas próprias operações de financiamento, gerando novas receitas para a companhia e maior inteligência financeira para sua operação. Temos as licenças do BACEN e CVM para criar e gerir o fundo de investimento da sua empresa e fornecemos as plataformas e tecnologia necessária para a criação das operações digitais de financiamento a seus clientes e fornecedores. Com a Giro.Tech você pode pode ter sua própria plataforma de financiamento sem os altos custos e burocracia da abertura de uma instituição financeira regulada.
NOVAGUATÁ – Fazemos kits de biologia molecular voltados para contaminantes microbiológicos, como Salmonella sp. A produção de frango e outras produções industriais necessitam de respostas rápidas quanto a contaminantes, e desenvolvemos um kit que analisa em 7 horas, o que o método clássico leva de 3 a 15 dias. Queremos revolucionar a analise microbiológica, trocando as análises realizadas pelos métodos convencionais por métodos moleculares. Migrando do analógico para o digital nas análises laboratoriais.
RADEK SYSTEMS – Radek ajuda empresas concessionárias de energia a reduzir perdas comerciais e não técnicas (roubo) de energia utilizando inteligência de dados (IA) e internet das coisas (IoT). A empresa pretende utilizar a nossa experiência no setor de Utilities (concessionárias de energia) para ajudar a formatar nossa plataforma SeGRID para atender as empresas do setor de Agronegócio – sobretudo na gestão energética, logística e processos produtivos; através da experiência da equipe na redução de perdas utilizando IoT e IA.
SCOREPLAN – Sistema para Planejamento Estratégico e Orçamentário; automatiza processos, potencializa os controles e entregas, reduz erros e retrabalho, agiliza os processos de tomada de decisão e integra toda a gestão estratégica da empresa; objetivos, indicadores, ações, projetos, Budget e etc. O Scoreplan é uma plataforma Cloud que unifica todos os processos de gestão estratégica da empresa em um único local.
VOLTAR