O olhar sensível de Fabrício Garcia, ou Manohead, como é popularmente conhecido, apresenta o universo pesqueiro de Garopaba como forma simbólica de representar camadas mais profundas, visíveis e invisíveis, que em sua essência retratam as relações da vida, do tempo e principalmente do padecer do corpo físico (a morte).
O artista traz em suas obras, além dos aspectos subjetivos, a cultura da pesca como tema central. Em suas pinturas óleo sobre tela, Fabricio enaltece práticas e hábitos comportamentais de indivíduos que vivem diante do mar e que, de acordo com ele, são despercebidos pelo olhar da sociedade.
“Com a pandemia eu tive um ascendimento da invisibilidade que estava ao meu entorno. Eu consegui perceber através da minucia das ações pesqueiras essas relações em que o pescador que é a pessoa que levava o alimento para mesa das pessoas, é deixado de lado, é “apagado” (…) Trazer essa realidade fez com que eu também me sentisse parte dela. É como se eu estivesse resgatando essa cultura que não me foi apresentada de uma forma mais concreta”, afirma Manohead.
Natural de Garopaba/SC, Fabricio começou o interesse pela arte ainda na infância aos 6 anos de idade, no qual já mostrava seu dom para ilustração. Hoje é artista, professor e produtor cultural e um dos caricaturistas mais premiados no Estado. Carrega em seu currículo mais de 30 prêmios, com destaques em 2013 no júri popular no 21º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) e primeiro lugar no 21º Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre (RS).
A exposição abre no dia 8 de setembro, às 18h, e fica no Espaço Cultural BRDE até o dia 07 de outubro, com visitação gratuita!
Abertura: 08/09 às 18h
Visitação: 09/09 a 07/10, das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira
Local: Espaço Cultural BRDE Governador Celso Ramos, Av. Hercílio Luz, 617, Centro.