Programa atende 200 jovens no município de Montenegro (RS), inclusive crianças com deficiência
Com atividades no contraturno escolar e atendendo cerca de 200 crianças e adolescentes, inclusive pessoas com deficiência, o projeto Karatê Além do Esporte vem modificando a realidade social de jovens na cidade de Montenegro. O programa de inclusão social é uma parceria entre a Prefeitura local e a Federação Gaúcha de Karatê que, neste ano, passou a contar com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE, por meio das leis de incentivo fiscal.
Com o objetivo de ser um esporte acessível, o projeto possibilita que as aulas de karatê sejam realizadas no contraturno escolar justamente para permitir que jovens de 12 a 17 anos tenham atividades de lazer e esporte, mas fortalecendo seu vínculo com a rede escolar. Os recursos repassados pelo BRDE via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente contribuem para o pagamento do profissional que ministra as aulas de karatê e para a aquisição dos uniformes que são usados pelos alunos do projeto”, ressalta a executiva de projetos, Lilian Druzian.
O projeto que é executado em oito espaços diferentes surgiu em 2013, com o objetivo de estimular crianças e adolescentes a seguirem as filosofias do karatê, escolher condutas adequadas em relação a sociedade, promover uma vida de qualidade e prosperidade no ambiente em que elas vivem. Nesse contexto, o esporte passa a ser uma ferramenta de união e integração entre as pessoas.
Sobre a importância do programa para o público atendido, Lilian Druzian relata que o projeto provoca transformações positivas também a toda a comunidade. “Através do fortalecimento do desenvolvimento de valores éticos e sociais, a iniciativa trabalha na prevenção contra o uso de drogas e contra a violência, trazendo desta forma vantagens à comunidade impactada”, acrescentou ela.
Com o intuito de ampliar o número de cidades atendidas, outros projetos já estão sendo elaborados, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Entretanto, atualmente, Karatê Além do Esporte acontece apenas na cidade gaúcha de Montenegro.
Incentivos Fiscais
Como agente de desenvolvimento social, econômico e cultural da região onde atua, o BRDE tem como política apoiar, através das leis de incentivos fiscais, diferentes projetos sociais, do esporte, da cultura e da saúde. A inciativa constitui parte de sua política de responsabilidade socioambiental e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aplicando de forma direta recursos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Em 2021, o BRDE destinou R$ 4,6 milhões para projetos por meio das leis de incentivo fiscal e igualmente distribuído entre os três estados. Nos últimos seis anos, o montante aplicado pelo Banco na região Sul pelos mecanismos de renúncia fiscal ultrapassou a marca de R$ 22 milhões.
VOLTAR