Os representantes dos estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) e equipe do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico (BRDE), reuniram-se esta semana com representantes das Secretarias de Planejamento dos governos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, na sede do banco, em Florianópolis, para tratar do diagnóstico regional que busca impulsionar ações e agendas integradas para potencializar o desenvolvimento econômico da região Sul.
“Os estudos são financiados com recursos do BRDE. O Visão Regional 2040 vai permitir a elaboração de estudos e estratégias para atuação regional, a fim de potencializar o desenvolvimento econômico e social dos estados que integram o Codesul”, disse o Diretor-Presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing.
A Unisinos, Universidade do Vale dos Sinos, será a responsável pela elaboração do planejamento estratégico do Visão 2040.
“Este projeto será conduzido ao longo de 2023 e trará estudos e direcionamentos para criar e aprimorar as políticas públicas na Região Sul e o BRDE se tornará um grande agente propulsor deste desenvolvimento.” afirmou Lucas Amâncio, Secretário Adjunto de Planejamento de SC.
Com a elaboração de um diagnóstico regional, o projeto irá incluir o levantamento de investimentos previstos, o mapeamento de potencialidades e gargalos da região.
“As etapas do trabalho estão sendo divididas nas seguintes áreas: visão de futuro da região Sul até 2040, diretrizes e eixos prioritários, indicadores estratégicos e, por fim, definição de metas e propostas”, disse Micheli Petry, secretária do Codesul Rio Grande do Sul.
“Ao pensarmos e atuarmos regionalmente, ampliamos a capacidade de crescimento desses estados”, afirmou Guto Silva, Secretário de Planejamento do Paraná.
Já a Secretária de Planejamento do RS, Danielle Calazans, informou que cada estado vai identificar as agendas que devem ser promovidas para melhorar a qualidade de vida e potencializar o desenvolvimento econômico e social até o ano de 2040. “Traçamos algumas etapas que envolvem o plano de trabalho, além do panorama da configuração atual da região e sua evolução, bem como os indicadores estratégicos, metas e propostas”; enfatizou.
Para o Superintendente de Planejamento e Sustentabilidade do BRDE, André Andersson Chemale, “cada estado vai identificar as agendas que devem ser promovidas, além dos investimentos previstos e fontes de recursos, assim pode-se traçar estratégias de atuação em bloco”, disse.
Também participaram do encontro o diretor de acompanhamento e recuperação de créditos do BRDE, Mauro Mariani, o secretário do Codesul de Santa Catarina, Amauri Cantú, o secretário executivo do Codesul, Orlando Pessuti, o diretor de planejamento estratégico da Seplan/SC, Adauto Viccari, o secretário de planejamento do MS, Ricardo Velloso e o economista do BRDE, Pedro Preussler.
Sobre o Codesul
Criado em 1961, o Conselho de Desenvolvimento do Sul integrava, primeiramente, os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 1992, o Mato Grosso do Sul passou a integrar o grupo. O principal objetivo do órgão é buscar alternativas aos desequilíbrios regionais e potencializar questões comuns aos estados-membros, sobretudo em questões essenciais como desenvolvimento econômico e social, além de fomentar a integração dos estados-membros com o Mercosul.
Sobre o BRDE
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná é uma Instituição financeira pública de fomento, controlada pelos três estados do Sul e que conta com autonomia financeira e administrativa.
VOLTAR