Uma comitiva do Consulado do Uruguai foi recebida no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) pelo vice-governador Darci Piana e o presidente do banco Wilson Bley Lipski, para estudo de novos negócios. O cônsul do Uruguai, Facundo Fernandez apresentou o perfil econômico do país, especialmente da província de Canelones (lá chama-se departamento), dividido em centro agrícola, cinturão industrial e faixa costeira com residências, turismo da “Costa de Oro”, além de suas características de infraestrutura logística, produção e vinhos e inovação tecnológica.
Desse primeiro encontro, foi sinalizada uma próxima rodada de negócios, dessa vez com a participação do G7 (formado pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Federação e Organização das Cooperativas do Paraná (Fecoopar), Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná (Fetranspar), Associação Comercial do Paraná ACP) e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e Sebrae-PR.
“Foi uma conversa boa e franca dos dois lados, entre quem produz e vende e busca investimentos. O Paraná já é o segundo estado que estabelece negócios com o Uruguai, com Canelones. Empresários de lá devem vir para o Brasil numa próxima reunião e nesse intercâmbio o BRDE vai auxiliar empresas paranaense em aportar recursos ao que for importado. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior sempre nos posicionou para sermos ser o centro logístico da América Latina e estamos fazendo esse papel do Mercosul com novos negócios”, analisou o vice-governador.
Características semelhantes – Wilson Bley observou que Paraná e Uruguai têm características semelhantes de desenvolvimento, como a produção agroindustrial, dos produtos regionais e infraestrutura. “”Vamos compor esse intercâmbio de ideias e modelos, articulando seja com financiamentos, importação ou negócios, a possibilidade de geração e empregos, de alcançar empreendimentos de todos os portes e especialmente de construir um diálogo com base na sustentabilidade, um valor destacado nas ações do BRDE”, concluiu.
O diretor de Desenvolvimento Econômico de Canelones, Álvaro Soarez disse que “seria interessante buscar junto com o Paraná, desenvolver oportunidades como trabalhar e melhor a qualidade de vida de nossos povos”.
Também participaram da reunião o cônsul do Uruguai, o diretor de agência e investimentos do Departamento de Canelones Julio Filippini , o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Vinícius José Rocha e o chefe de gabinete da diretoria do BRDE, Anderson José Amancio e o superintendente Paulo Starke Junior.
VOLTAR