Modelagem do projeto realizada pelo BRDE prevê modernização do sistema e substituição de 28 mil luminárias
A abertura do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar o sistema de iluminação pública do município de Santa Maria já tem data definida. Conforme edital publicado pela prefeitura, a concorrência está marcada para o dia 23 de fevereiro de 2024, às 14 horas, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A modelagem do projeto é conduzida pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o valor estimado de investimentos é de R$ 219.764.375,33.
Com prazo de concessão fixado em 24 anos, o projeto compreende a substituição de cerca de 28 mil luminárias atuais por lâmpadas de tecnologia LED, o que garantirá maior segurança da população de cerca de 300 mil habitantes e maior economia no consumo de energia elétrica. Lançado nesta segunda-feira (dia 8/01), o edital estabeleceu também a data do recebimento dos envelopes das empresas interessadas em participar para o dia 20 de fevereiro, das 9horas às 12 horas, na Bolsa de Valores.
A modelagem da PPP compreendeu um diagnóstico completo da infraestrutura atual e as necessidades de ampliação do serviço, a viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica, bem como os indicadores de desempenho e o mecanismo remuneração de quem assumir a concessão. Trata-se da primeira atuação do BRDE no Rio Grande do Sul na elaboração de estudos técnicos e de viabilidade para projetos de concessão. O banco também atuando nos projetos das prefeituras de Sapiranga e de Santa Cruz do Sul.
Economia
Por meio da PPP, a totalidade dos pontos de luz de Santa Maria, aproximadamente 28 mil, serão substituídos por lâmpadas de Led. Também está prevista a ampliação de 1.293 pontos para atender a demanda defasada. Outras 363 luminárias devem ser adicionadas anualmente de modo a suprir a expansão habitacional. Assim, ao final do contrato de 24 anos, cerca de 37 mil pontos de luz serão iluminados com lâmpadas de Led na cidade e no Interior.
Neste prazo, estima-se que ocorrerá a economia de 250 milhões de kWh, equivalente ao consumo médio de 5,7 mil residências; a redução de 10,9 mil toneladas de CO2, equivalente a 77 mil árvores em uma área de 25 campos de futebol; e aproximadamente R$ 136 milhões de economia em despesas com energia devido a potencial redução de consumo.
*Com informações da Sec de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria
VOLTAR