Fórum reforça avanços científicos para fortalecer a vitivinicultura na Campanha gaúcha

Fórum reforça avanços científicos para fortalecer a vitivinicultura na Campanha gaúcha

Evento realizado em Dom Pedrito abordou impactos da produção de vinhos em outros setores da economia

Realizado ao longo desta quinta-feira (25/6), no campus da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Dom Pedrito, o I Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaúcha ressaltou os resultados positivos que a pesquisa e os avanços científicos trouxeram ao setor e as perspectivas de atração de novos investimentos para região. Durante o evento, foram abordados os impactos da produção de uvas e vinhos finos para fortalecer outros setores econômicos da região, como é caso do enoturismo e gastronomia.

Organizado pela Unipampa em parceria com a prefeitura de Dom Pedrito e o Sebrae-RS, o 1º Fórum de Vitivinicultura contou com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). A Campanha é a segunda maior produtora de uvas e vinhos finos do país (responde por quase um terço da produção nacional), e a recente conquista do selo na modalidade Indicação de Procedência para a bebida representou um novo impulso.

“Todo esse crescimento da vitivinicultura se deve muito à contribuição dos avanços tecnológicos desenvolvidos na Unipampa. O fato de termos aqui na região essa excelência em termos de pesquisas, com o único curso de formação superior em Enologia do país, é algo que precisamos saudar”, mencionou o diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. Para o diretor, a região tem na vitivinicultura um enorme potencial para ampliar o crescimento econômico.

Presente na abertura do Fórum, o secretário estadual da Agricultura, Giovani Feltes, observou que fazer eventos como este destacam o potencial da região, principalmente da produção da Campanha que tem apresentado bons produtos na área da vitivinicultura. “A formação de excelência de profissionais em uma instituição modelada contribui para que cada homem e mulher façam as mudanças acontecerem, principalmente no que diz respeito ao crescimento e desenvolvimento da região”, destacou o secretário.

Também participaram do evento o reitor da Universidade, Roberlaine Ribeiro Jorge; a diretora do campus da Unipampa em Dom Pedrito, Nádia Fátima dos Santos Bucco; o representante da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Mainardi; o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico,  Derly Cunha Fialho; o gerente regional do Sebrae-RS, Ângelo Aguinaga; o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Goncalves; presidente da Associação Vinhos da Campanha, Pedro Candelária; coordenador do curso de Bacharelado em Enologia da Uinpampa, Juan Saavedra del Aguila, coordenador do I Fórum de Vitivinicultura da Campanha Gaícha, Marcos Gabbardo, e a presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Enologia, Lenise Albrecht.

Além das perspectivas de mercado para a produção de vinhos finos, os convidados conheceram as instalações do Curso de Enologia da Unipampa, incluindo as obras do novo prédio acadêmico, bem como e à obra do Prédio Acadêmico da Enologia. Ainda durante a tarde, o superintendente regional do BRDE no RS, Maurício Mocelin, fez uma apresentação das principais linhas de crédito que o banco opera para o setor, incluindo o apoio a projetos voltados à inovação e produção de energia com fontes renováveis. O Fórum encerrou com uma visita aos vinhedos experimentais da universidade. A área apresenta uma coleção de 80 cultivares de diferentes uvas para a produção de vinho e sucos, combinando o cultivo convencional e orgânico.

Fotos: Cassiane Osório/Divulgação

VOLTAR