A 4ª Expedição Avicultura, promovida pelo Núcleo de Agronegócio do jornal Gazeta do Povo – com apoio do BRDE – encerrará suas atividades na próxima terça-feira (26), em Palotina (PR), com a apresentação de um balanço das visitas de campo feitas pela iniciativa em seis estados, um trajeto de 15 mil quilômetros.
A expedição fez um diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia produtiva do frango no Brasil, com visitas a regiões produtoras e exportadoras da proteína no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os estados visitados respondem por 84% dos abates e 75% dos embarques de carne de frango do país.
“O setor avícola é um grande indutor de desenvolvimento no campo e na cidade. Por isso procuramos discutir sua importância, fazer um diagnóstico e apontar tendências, para criar um palco de debates permanente”, destaca o coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.
Números da avicultura nacional
A avicultura é responsável pela manutenção de 3,6 milhões de empregos diretos e indiretos no Brasil. Somente no primeiro semestre de 2017, o setor gerou mais de 12 mil novos postos de trabalho e deve fechar dezembro com receita 10% maior que a registrada em 2016.
O desempenho em produção e exportação também será positivo: os abates devem crescer até 4,6% até o final do ano e o volume de embarques em 1,55%. “Durante os roteiros de campo, foi possível perceber que as indústrias e os produtores trabalham com cautela, mas estão prontos para investir ainda mais no setor”, avalia Ferreira.
Encerramento da Expedição Avicultura
Data: terça-feira, 26 de setembro
Endereço: Cooperativa C. Vale – Avenida Ariosvaldo Bitencourt, 2000, Palotina (PR)
Horário: 8 horas
Sobre a Expedição Avicultura 2017: www.expedicaoavicultura.com.br