Conjunto apresenta desenhos arquitetônicos e de requalificação urbana, além composições inspiradas em obras referenciais da arquitetura italiana
O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões abriu nessa quinta-feira (18), a exposição “Desenho”, do arquiteto e urbanista Fernando Canalli. A exposição é inédita e apresenta uma seleção de desenhos arquitetônicos e de requalificação urbana, além de composições inspiradas em obras referenciais da arquitetura italiana. O superintendente do BRDE, Paulo Starke Júnior esteve na abertura da exposição e o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel foi o primeiro a assinar o livro de visitantes.
Desde 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões realiza uma convocatória pública para selecionar projetos que passam a integrar seu calendário expositivo. “No ano em que o Palacete Leão Jr. celebra seus 120 anos de edificação, recebemos dentro de nossa programação a exposição DESENHO do arquiteto e urbanista Fernando Canalli como uma forma de refletir o patrimônio cultural como um legado ativo no contexto do desenho urbano”, analisa Rafaela Tasca, coordenadora do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões.
Um dos núcleos da exposição apresenta 18 desenhos de sua recente produção composta pelo diálogo com obras referenciais da arquitetura italiana assinadas por Zaha Hadid, Oscar Niemeyer, Renzo Piano, Santiago Calatrava, entre outros. A exposição traz ainda uma sala em formato de ateliê aberto para conversas com o artista e produção de desenhos em conjunto com os participantes com a proposta de ampliar as reflexões sobre forma e expressão poética do desenho na arquitetura.
DESENHO de Fernando Canalli é uma exposição selecionada pelo Programa de Artes Visuais do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, uma realização do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul com o apoio da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, ProDesign-PR, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. A exposição é chancelada com o selo Curitiba Cidade Criativa do Design da Unesco e integra a programação do Mia Cara, promovido pela UniCultura e o Consulado Geral da Itália em Curitiba.
A exposição tem entrada gratuita e com período de visitação de 18 de agosto a 23 de setembro de 2022. Visitas de escolas e grupos são possíveis mediante consulta e agendamento prévio pelo e-mail palacete@brde.com.br ou pelo telefone (41) 3219-8184.
Sobre o artista
Fernando Canalli é um arquiteto e planejador urbano formado em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui ampla experiência na concepção, desenvolvimento e implementação de projetos arquitetônicos, urbanos e regionais nos campos do patrimônio natural e construído, uso e organização do território, espaços públicos, desenvolvimento do turismo, instalações públicas e comunitárias, dentro de uma visão integrada do meio urbano. Como artista plástico participou de exposições individuais e coletivas, entre elas “Afinidades” (2020) no Museu Oscar Niemeyer. Nascido em Joaçaba (SC), vive e trabalha em Curitiba (PR).
Sobre o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Inaugurado em junho de 2005, o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, localizado em Curitiba, é mantido e coordenado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul. Oferecendo uma programação gratuita, realiza exposições e atividades relacionadas à arte contemporânea, arquitetura, história e patrimônio cultural. Sua programação contempla um programa de exposições temporárias de artistas nacionais e de exposições em parceria com outras instituições culturais.
Serviço
Exposição Desenho – Fernando Canalli
Período expositivo: 18 de agosto a 23 de setembro de 2022
De segunda a sexta, das 13h às 18h
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória – Curitiba – Paraná
Entrada gratuita
Agendamento pelo site: www.brde.com.br/palacete
Conversa e Ateliê Livre com Fernando Canalli:
Terças, às 16h (Durante o período expositivo. Vagas Limitadas)
Datas: 30/08, 06/09, 13/09 e 20/09
Horário: 16h
Duração: 90 min
Clique na data que te interessa e inscreva-se pelo Sympla.