Ao reunir-se com o próximo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar os projetos voltados ao desenvolvimento das cidades gaúchas. “Estreitar nossa parceria significa ajudar o desenvolvimento dos municípios e do Estado, com impacto na qualidade de vida das pessoas”, frisou o diretor no encontro que manteve, na tarde desta terça-feira (17/5), com o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salermo.
Na oportunidade, Vivian destacou que o BRDE vem buscando ampliar as operações de financiamento com o setor público oferecendo, além de linhas de crédito, assistência técnica na elaboração de projetos, em especial nas páreas de iluminação pública, gestão de resíduos e obras de urbanização de ruas e avenidas. Através do programa “Município Forte é BRDE”, o banco já financiou mais de R$ 361 milhões nos últimos cinco anos, contemplando projetos em 80 prefeituras.
Neste ano, o banco iniciou uma nova etapa na parceria já histórica que tem com os municípios, passando a atuar também na estruturação de projetos visando a concessão de ativos e parcerias público-privadas (PPPs). Através de um contrato de cooperação técnica com a prefeitura de Sapiranga, o BRDE fará a modelagem para licitação do projeto de iluminação pública da cidade localizada no Vale do Sinos.
Indicado para assumir o comando da Famurs no biênio 2022/2023, Salermo será empossado no cargo durante Congresso dos Municípios marcado para o dia 22 de junho. O evento acontecerá na cidade de origem do prefeito, na região central do Estado. Ele substituirá o atual presidente Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja.
VOLTAR