Em encontro com novo presidente da Famurs, diretor do BRDE reafirma compromisso em apoiar os municípios

Em encontro com novo presidente da Famurs, diretor do BRDE reafirma compromisso em apoiar os municípios

Ao reunir-se com o próximo presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Otomar Vivian, reafirmou o compromisso da instituição em apoiar os projetos voltados ao desenvolvimento das cidades gaúchas. “Estreitar nossa parceria significa ajudar o desenvolvimento dos municípios e do Estado, com impacto na qualidade de vida das pessoas”, frisou o diretor no encontro que manteve, na tarde desta terça-feira (17/5), com o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salermo.

Na oportunidade, Vivian destacou que o BRDE vem buscando ampliar as operações de financiamento com o setor público oferecendo, além de linhas de crédito, assistência técnica na elaboração de projetos, em especial nas páreas de iluminação pública, gestão de resíduos e obras de urbanização de ruas e avenidas. Através do programa “Município Forte é BRDE”, o banco já financiou mais de R$ 361 milhões nos últimos cinco anos, contemplando projetos em 80 prefeituras.

Posse do novo presidente será no próximo mês

Neste ano, o banco iniciou uma nova etapa na parceria já histórica que tem com os municípios, passando a atuar também na estruturação de projetos visando a concessão de ativos e parcerias público-privadas (PPPs). Através de um contrato de cooperação técnica com a prefeitura de Sapiranga, o BRDE fará a modelagem para licitação do projeto de iluminação pública da cidade localizada no Vale do Sinos.

Indicado para assumir o comando da Famurs no biênio 2022/2023, Salermo será empossado no cargo durante Congresso dos Municípios marcado para o dia 22 de junho. O evento acontecerá na cidade de origem do prefeito, na região central do Estado. Ele substituirá o atual presidente Eduardo Bonotto, prefeito de São Borja.

VOLTAR