Cerca de 60 colaboradores do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul da agência de Curitiba, aderiram à campanha do Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre o câncer de mama. Com roupas rosa, cor que simboliza o movimento, os funcionários demonstram sua forma de alertar à sociedade sobre as formas preventivas da doença.
No Paraná, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o gabinete da primeira-dama, Luciana Saito Massa, promoveu neste sábado (21) a primeira etapa da campanha “Paraná Rosa em Ação”. O evento aconteceu no município de Maringá, localizado na macrorregional Noroeste, que abrange 115 municípios paranaenses.
Para o diretor financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski, o ato simbólico dos colaboradores em adesão ao Outubro Rosa, “ratifica o compromisso social e humano que a instituição estabelece com a sociedade”.
O movimento internacional para prevenção e detectar precocemente o câncer de mama, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA). Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são considerados sintomas: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
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