Anúncio ocorreu durante conclusão da primeira turma do programa de formação de jovens desenvolvedores
Com foco em oferecer a estudantes da rede pública a possibilidade de formação como desenvolvedores, o programa Dev The Devs terá uma nova etapa e agora com abrangência nos três estados da região Sul. A novidade foi divulgada nesta segunda-feira (6/06), durante o evento de entrega dos certificados aos jovens oriundos das escolas estaduais do Rio Grande do Sul que concluíram todas as etapas da primeira edição do curso. Iniciada em novembro do ano passado e com aulas mesmo no período de recesso escolar, a capacitação ofereceu novos conhecimentos sobre conceitos de computação, funcionamento da internet e impacto na programação de sistemas, assim como de ferramentas e linguagens de programação para desenvolvimento de sistemas para web.
Presente ao evento, o governador Ranolfo Vieira Júnior, salientou que o programa representa um avanço importante na formação dos jovens na área da inovação e tecnologia. A educação tradicional é indispensável, mas não podemos ficar somente nisso. Temos de avançar, e é exatamente o que estamos celebrando. Não adianta falar em inovação e tecnologia sem ações concretas. E nosso governo tem tomado diversas iniciativas nesse sentido. Recriamos a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (SICT) justamente para darmos especial atenção a esse tema, trouxemos eventos internacionais, como o South Summit Brazil, e estamos investindo R$ 112,3 milhões no Avançar na Inovação”, afirmou o governador.
Após mencionar o quanto o primeiro curso permitirá “abrir novas portas aos estudantes a partir de um novo modelo de educação”, a diretora de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Leany Lemos, anunciou uma nova etapa do Dev The Devs para atender jovens no RS, Santa Catarina e Paraná. “Serão 2.100 estudantes, 700 em cada estado, e para isso contamos com o apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Precisamos muito de desenvolver talentos, o país precisa de cientistas”, destacou ela. Conforme a diretora, o CAF está repassado US$ 100 mil dólares para a nova etapa do programa.
Protagonismo
O Dev the Devs tem o apoio do BRDE e nesta primeira edição conrou com a parceria do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), da Rede Gaúcha de Ambientes Inovadores (Reginp) e da Associação de Empresas de Tecnologia (Assespro-RS). Ao todo, mais de 2.300 estudantes da rede pública (de 450 cidades gaúchas) se candidataram às mil vagas disponibilizadas (50% para meninos, 50% para meninas). No evento realizado no Auditório Global Tecnopuc, 11 jovens das diferentes regiões do estado receberam o certificado por terem concluído todas as etapas.
Para o vice-reitor da PUCRS, irmão Manuir Mentges, a conclusão do curso aponta para um maior protagonismo da juventude. “O ensino de qualidade e o cuidado com as pessoas impacta não apenas aos jovens, mas faz um bem a toda a sociedade”, frisou o vice-reitor.
A secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, observou que as mudanças para tornar o ensino mais atrativo aos jovens precisa de parcerias como o Dev The Devs. “A evolução da informática, das tecnologias da informação e da comunicação no RS é algo visível e que cresce a passos largos. Se não oferecermos uma situação em sintonia com o espírito do tempo, essa educação vai se tornar obsoleta e irrelevante, mas as mudanças às vezes são lentas, e precisamos da parceria da sociedade. Esse é um exemplo de educação transformadora, que abre oportunidades para os gaúchos”, reforçou a secretária Raquel.
Também se manifestaram na entrega dos certificados o ex-governador Eduardo Leite a vice-presidente da Reginp, Daniela Eckert. Estiveram presentes, ainda, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy; o presidente da Assespro-RS, Julio Ferst, e a secretária-adjunta de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp.
Fotos: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
VOLTAR