Curso gratuito de desenvolvedores realizado pelo BRDE forma 632 alunos de escolas públicas do Sul

Curso gratuito de desenvolvedores realizado pelo BRDE forma 632 alunos de escolas públicas do Sul

Programa Dev The Devs tem apoio do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc)

Em cumprimento às diretrizes de desenvolvimento social e econômico do Sul do país, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) promoveu em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a formatura de 632 alunos de escolas públicas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, integrantes do programa Dev the Devs, que oferece formação inicial para desenvolvedores, de forma 100% gratuita. O evento em formato híbrido, foi realizado no Tecnopuc, em Porto Alegre (RS), com participação da diretoria do BRDE, parceiros estratégicos do programa, com transmissão simultânea via Youtube, nessa terça-feira (28).

Com início no segundo semestre do ano passado, o curso ofertou 2.100 vagas para alunos acima de 16 anos, estudantes do Ensino Médio da rede pública no Sul. Houve 3 mil inscrições com 50% das vagas destinadas às meninas. Foram 345 formandos no RS, 134 em Santa Catarina, e 153 no Paraná.

O presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, parabenizou os formandos e destacou a importância da área da tecnologia, quando se trata de oportunidades no mercado de trabalho. “Somos gratos aos parceiros e renovamos o interesse em continuar esse programa tão inovador. O BRDE vocaciona a ter novas habilidades, em estar presente no diálogo com a sociedade e apresentar soluções para criar o desenvolvimento econômico da região, mas, principalmente, o desenvolvimento social”, completou.

Da mesma forma, o diretor de operações do BRDE, Otomar Vivian, reforçou o papel do banco na promoção da educação: “Só existe um caminho, o da educação. Não há como pensar em desenvolvimento, sem tecnologia e sem educação. Por isso desejo vida longa ao Dev the Devs”.

Parceira desde a primeira edição, a Secretária de Educação do RS, Raquel Teixeira, celebrou os avanços da iniciativa que começou pelo Estado do RS, e hoje abrange toda a Região Sul. “Sabemos o potencial do mercado e dos nossos jovens, e não tem nada melhor do que unir os dois. Espero que seja o começo de uma carreira brilhante”, disse.

Conteúdo online

Durante os últimos seis meses, os jovens tiveram acesso aos conteúdos 100% online, com foco em conceitos de computação e de pensamento computacional, ocasião em tiveram contato com algumas linguagens de programação. Além disso, os estudantes participaram de encontros virtuais, oficinas sobre carreira e mercado de trabalho, e de mentorias individuais com profissionais das áreas da TI.

Brenda Meira, uma das estudantes presentes, de Colombo (PR), ressaltou a importância dos professores ao longo do curso. “As mentorias tiveram um papel fundamental no projeto, elas vão nos introduzir no mercado de trabalho de forma muito mais fácil, certamente renderão frutos para a nossa carreira”, completou Ricardo Paz Bicca Minuto, aluno do Rio Grande do Sul.

Para o estudante de Taió (SC) Gabriel Pereira, o Dev the Devs foi determinante na sua escolha profissional. “O curso foi maravilhoso. Quando eu comecei na área de tecnologia, era uma possibilidade, um talvez. Mas, ao longo do curso, percebi que é essa a área que escolhi para o meu futuro. Isso graças aos professores maravilhosos, às mentorias, aos parceiros, e todos os envolvidos”, destacou.

Parcerias

Foram parceiros da segunda edição do Dev the Devs, junto com o BRDE e o CAF, as seguintes organizações: Reginp (Rede Gaúcha de Inovação), SEDUC (Secretaria de Educação do RS), SEPARTEC (Sistema Estadual de Parques Tecnológicos do PR), ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia), Hotmilk (Ecossistema de Inovação da PUCPR), Junior Achievement RS e Secretaria do Estado da Educação de SC (SED SC).

José Rafael Neto, representante do CAF no Brasil, pontuou que a conclusão desse curso é fruto de uma cooperação técnica entre a CAF e BRDE pra dar essa oportunidade aos jovens de transformarem seus futuros pelo estudo. “Isso é inclusão, consciência e educação”.

Representando as alianças do Paraná, José Maurino, do Separtec, e Fernando Luciano, da Hotmilk, também celebraram a realização do projeto que foi uma virada de chave profissional para tantos estudantes. “A PUCRS trouxe os conteúdos de um dos melhores cursos de tecnologia do país, uma oportunidade que, talvez, de outra maneira, esses jovens não teriam”, disse Fernando.

Maurino ainda agradeceu a confiança dos pais dos formandos que confiaram no programa e ressaltou a importância da divulgação de projetos como o Dev the Devs.

Jorge Audy, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e Tecnopuc, complementou: “Essa é a segunda formatura do programa e gostaria de lembrar, para agradecer, de quando o BRDE nos procurou. Ver mais de 3 mil jovens inscritos e conhecendo uma área de atuação com tantas possibilidades de desenvolvimento profissional é um motivo de satisfação enorme”. As possibilidades no mercado de trabalho também foram lembradas por Cristiane Iata, da ACATE.

VOLTAR