Com o apoio do BRDE, Smart Cities Park reunirá gestores municipais em torno da inovação

Com o apoio do BRDE, Smart Cities Park reunirá gestores municipais em torno da inovação

Com a expectativa de mobilizar mais de mil gestores municipais e abordando a inovação como fator para melhorar a eficiência dos serviços, começa nesta terça-feira (23/11), o Smart Cities Park. O evento conta com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e sua programação prosseguirá até a próxima sexta-feira (25/11), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.

Iniciativa do Instituto PZ e da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o Smart Cities Park será palco de inúmeras palestras e oficinas sobre o conceito de cidades inteligentes. Sobre o tema, está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, projeto de lei que institui a Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI). São consideradas cidades inteligentes aquelas que promovem o desenvolvimento econômico sustentável e o uso de tecnologias para aprimorar e interconectar os serviços das cidades, tornando-se os mais inclusivos.

Além de apoiar o evento, o BRDE estará com um estande próprio no Parque de Eventos para receber prefeitos e demais convidados. Através do programa Município Forte é BRDE, a instituição já se aproxima dos R$ 118 milhões em operações com prefeituras gaúchas desde o início do ano, em especial para projetos de modernização dos sistemas de iluminação pública e obras de mobilidade urbana.

Boas Práticas

Também nesta quarta-feira está programa a 4ª edição do Prêmio Boas Práticas da Gestão Municipal, iniciativa da Famurs com o intuito de reconhecer e estimular ações bem-sucedidas e inovadoras nos municípios gaúchos. A solenidade acontecerá a partir das 18 horas, no auditório principal do Smart Cities Park. Serão premiados 45 dos 557 projetos avaliados, contemplando 15 áreas de atuação: Assistência Social; Comunicação Social; Cultura; Desburocratização; Desenvolvimento Rural; Direitos Humanos; Educação; Fazenda; Ecossistemas de Inovação; Meio Ambiente; Melhor Idade 60+; Mobilidade Urbana e Trânsito; Saúde; Segurança Pública; e Turismo.

VOLTAR