Incentivar a melhoria dos indicadores dos municípios brasileiros através da premiação de boas práticas na gestão pública. É com este propósito que o Prêmio Band Cidades Excelentes está na sua segunda edição, destacando cidades por meio de ranking de desempenho em seis pilares: Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade, Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, Desenvolvimento Socioeconômico Ordem Pública e Sustentabilidade.
Iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, a etapa regional da premiação para as prefeituras do Rio Grande do Sul contou com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O evento que conheceu os municípios vencedores em cada categoria (divididos por tamanho populacional) ocorreu nesta segunda-feira (dia 7/11), no auditório do Tecnopuc, em Porto Alegre, e contou com as presenças do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior; da presidente da BandRS, Lisiane Russo, e do diretor de Planejamento e de Operações do BRDE, Otomar Vivian, assim como de prefeitos e secretários municipais.
Considerado uma espécie de Oscar da Gestão Pública, o prêmio tem sua etapa nacional prevista para a primeira semana de dezembro, em Brasília. Os vencedores da etapa regional, a grande maioria com um histórico de operações em parceria com o BRDE, estarão concorrendo com prefeituras dos demais estados.
As melhores práticas nas gestões municipais são avaliadas por meio do ranking IGMA – Índice de Gestão Municipal Aquila, composto por 54 indicadores. A premiação contou, ainda, com as presenças do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e da secretária estadual de Comunicação, Zete Padilha. O superintendente do BRDE no RS, Maurício Mocelin, e o gerente Operacional-Adjunto, André Gotler, também acompanharam o evento.
VOLTAR