Serão contempladas importantes vias urbanas e estradas que ligam a comunidades do interior do município
A prefeitura de Estrela e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) firmaram, nesta quinta-feira (dia 16/3), uma operação de crédito no valor de R$ 15 milhões para obras de infraestrutura viária do município. Com o investimento, serão realizadas obras de pavimentação e drenagem em vias urbanas, incluindo uma alternativa de acesso à RS-129, assim como estradas que interligam a área central da cidade com localidades do interior
O anúncio da parceria ocorreu em ato na sede administrativa do município e contou com as presenças do prefeito Elmar Schneider e do diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian. O financiamento permitirá maior segurança a motoristas e pedestres, além da melhor acessibilidade a espaços públicos e no escoamento da produção de propriedades rurais do interior. “O BRDE é um grande parceiro dos municípios gaúchos e essa operação com Estrela segue uma diretriz de governo, no sentido de aproximar o banco das prefeituras”, destacou o diretor. Vivian observou que o banco vem ampliando o número de operações com as prefeituras nos últimos anos, em especial em projetos de urbanização e de iluminação pública.
A partir do financiamento, a prefeitura de Estrela elencou para receber as obras as ruas Josefina Diel e Herbert Fensterseifer, que servem de acesso a diferentes bairros da cidade. Para servir de uma nova alternativa de acesso à RS-129, a rua Geraldo Pereira igualmente está contemplada a receber as melhorias para qualificar a mobilidade urbana, o que incluiu passeios públicos e sinalização viária. O mesmo ocorrerá com a rua Antônio Barth, localizada às margens do rio Taquari, fazendo parte de um projeto de revitalização e requalificação dessa região da cidade.
Estradas
Com o objetivo de melhorar os acessos ao interior do município e qualificar o escoamento da produção das famílias de agricultores, a prefeitura incluiu entre as obras em quatro estradas vicinais: Chá das Índias, Cláudio Sulzbach, Padre Jesuíta e São Jacó. Ao todo, os projetos financiados somam quase 76 mil metros quadrados de área pavimentada.
O anúncio da operação com o BRDE reuniu diversas lideranças políticas e comunitárias de Estrela. Destaca para as presenças do vice-prefeito José Schäfer, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Felipe Schossler. No ano passado, o BRDE superou a marca de R$ 93 milhões em linhas de crédito para as prefeituras gaúchas.
VOLTAR