Com apoio do BRDE, Festival Internacional Sesc de Música chega à 12ª edição

Com apoio do BRDE, Festival Internacional Sesc de Música chega à 12ª edição

Os acordes e melodias irão se espalhar pelas ruas de Pelotas (RS) durante o 12º Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. Com entrada gratuita para todas as 63 apresentações, a população poderá apreciar recitais e concertos de diversos estilos e formações. Um dos destaques deste ano será o espetáculo de encerramento, que trará a temática de “clássicos do cinema”.  Pelo segundo ano consecutivo, o Festival conta com o patrocínio do Banco regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), através da lei de incentivos fiscais.

O evento, que acontece de 15 a 26 de janeiro, estará presente no Theatro Guarany, no Largo do Mercado Público, no Clube Caixeiral e no Conservatório de Música da UFPel, além do projeto Festival na Comunidade, que acontece em diversos espaços da cidade, como hospitais, catedrais e igrejas, além do Largo de Portugal, Colônia Z3, Bairro Navegantes, Balneário dos Prazeres e Parque da Baronesa, com o Palco Móvel do Sesc, novidade do Festival para 2024.

Entre os destaques da edição, está a Ópera I Pagliacci da Companhia com apresentação da Ópera do Rio Grande do Sul, com participação especial do Grupo Tholl e direção artística de João Bachilli e do Coro da Sociedade Pelotense Música pela Música preparado por Sérgio Sisto. No final de semana, tradicionalmente, os concertos acontecem na Praia do Laranjal com a Banda Sinfônica Acadêmica na sexta-feira, e o Especial Queen, com a Orquestra da Ulbra e Vocal Talt.

Serão 50 professores de 13 nacionalidades – Brasil, Polônia, Romênia, Chile, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha, Bulgária, Rússia, Bielorússia, França e Japão. Os músicos, que são referências mundiais, ajudarão cerca de 350 alunos a aprimorarem suas técnicas nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho).

A edição bateu recorde de inscritos, com 1.188 interessados. Entre os estudantes, cerca de 100 integram projetos sociais que compõem as Orquestras Jovens do Sesc, oriundas de 10 estados brasileiros, e das Orquestras Municipal de Pelotas e do Areal.

Detalhes da edição estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/festival, onde, a partir do dia 09 de janeiro, poderão ser retirados gratuitamente os ingressos para os espetáculos no Theatro Guarany, local em que também será possível retirar a entrada presencialmente, entre os dias 9 e 12/01 para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19/01 para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

Sobre o Festival 

Em sua 12ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com o Ministério da Cultura, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música.

Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade. Além do patrocínio do BRDE via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o 12º Festival Internacional Sesc de Música conta com o apoio institucional da Prefeitura de Pelotas e apoio cultural da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), Unisinos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Católica de Pelotas (UCPel).

*Com informações da Comunicação do Sesc-RS  /  Fotos: Paulo Rossi

 

VOLTAR