Cerca de 2 mil alunos são beneficiados por projeto de incentivo ao esporte apoiado pelo BRDE

Cerca de 2 mil alunos são beneficiados por projeto de incentivo ao esporte apoiado pelo BRDE

Projeto “O Esporte é Para Todos” recebe recursos via incentivos fiscais em escolas sociais do Paraná, Santa Catarina e São Paulo

Cerca de dois mil alunos abaixo da linha da pobreza são atendidos pelo projeto “O Esporte é Para Todos”, ação realizada pelo Marista Escolas Sociais, que incentiva a prática de atividades esportivas por crianças e jovens, com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte 11.438 de 29/12/2006. O objetivo é estimular a criação de hábitos saudáveis que contribuem para o desenvolvimento da educação integral dos alunos. Os recursos repassados pelo banco, através dos incentivos fiscais, possibilitaram a aquisição de equipamentos e materiais esportivos, distribuídos em dez unidades do Marista Escolas Sociais nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré e Cascavel, no estado do Paraná. Nesse projeto esportivo, também são atendidos crianças e adolescentes de São Paulo e Santa Catarina.

A Marista Escolas Sociais é uma rede privada que oferta educação básica gratuita para alunos de baixa renda, onde 52% estão abaixo da linha da pobreza e os demais na pobreza extrema. “O Esporte é Para Todos” prevê em seus objetivos, a necessidade do esporte no meio educacional, uma vez que a prática de exercícios físicos possibilitam o desenvolvimento de aspectos intelectuais, emocionais, sociais e culturais. A rede oferece em sua abrangência, aulas gratuitas para aproximadamente 7.500 crianças e jovens, entre um e 18 anos de idade, com famílias em situação de vulnerabilidade social.

“O cenário de sedentarismo nos jovens, é muitas vezes gerado pela falta de espaços e acesso às práticas esportivas estruturadas. E graças ao apoio do BRDE foi possível não só qualificar as práticas esportivas já existentes nas unidades, como também viabilizamos a diversificação da oferta de modalidades”, comentou o coordenador de projetos e captação de recursos da Rede Integrada de Educação Básica do Brasil Marista, Rodolfo Schneider. “A qualificação e a diversificação contribuem diretamente para ampliar o interesse e a permanência de crianças, adolescentes e jovens junto a estas práticas. A oferta de equipamentos e materiais novos influenciam no aprendizado das técnicas, no interesse e no desempenho dos alunos. Já a diversificação possibilita que os diferentes interesses dos educandos, possa ser acolhido, facilitando a decisão pela prática esportiva.”

O aporte recebido via Lei de Incentivo Fiscal, possibilitou a contratação de nove profissionais de Educação Física, em conjunto com outros professores já atuantes nas sedes. Desde abril de 2022, o projeto de incentivo ao esporte já recebeu aproximadamente dois mil alunos, e oferece aulas nas modalidades de atletismo, basquete, ginástica, futebol de salão, futebol society, jiu jitsu, judô, karatê, tênis de mesa, vôlei e xadrez para os alunos atendidos. As extracurriculares ocorrem ao menos duas vezes por semana para cada modalidade, em todas as escolas.

Impacto na rotina

Para o aluno Gabriel Ferreira de Lima, de 14 anos, as atividades tiveram grande impacto na sua rotina. “Antes do projeto eu não tinha contato com esportes, mas percebi que isso ia fazer diferença. Eu era um pouco sedentário, graças a esse projeto até minha coordenação motora está melhor e eu sinto que consigo socializar mais”, afirma.

Na cidade de Ponta Grossa, os alunos participaram dos Jogos da Primavera, no segundo semestre de 2022, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Entre as premiações, conquistaram medalhas de ouro e prata no atletismo, medalha de bronze na natação e ouro e prata no tênis de mesa.

“O incentivo ao projeto possibilitou melhorias na prática das atividades. O esporte ensina sobre cooperação, proatividade, e trabalho em equipe”, revela a diretora da Escola Social Marista, Daniela Aparecida do Nascimento. “A atividade física durante o período escolar possibilita ao aluno um hábito de vida mais saudável, além de contribuir com a disciplina, foco e saúde mental, por isso as práticas são tão importantes dentro das escolas.”

Leis de Incentivo Fiscal

A cada ano, o BRDE direciona parte de seu imposto aos proponentes de projetos aprovados para captação de recursos por meio das leis de isenção fiscal, via Fundos da Infância e da Adolescência; com contexto no Estatuto do Idoso e Fundo Nacional do Idoso; Lei de Incentivo ao Esporte; Lei do Audiovisual; e Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O objetivo é fomentar ações que estimulem a economia e projetos sociais, que são realizados por entidades não governamentais ou iniciativa privada.

“O BRDE tem como ideal, o desenvolvimento social e econômico da região onde atua, sendo assim, o banco apoia e acompanha projetos que tenham como objetivo promover as atividades no meio cultural e esportivo e de inserção social tanto de idosos, quanto crianças e jovens”, comentou o presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “É uma contrapartida para a sociedade, com o bom uso da renúncia fiscal e os impostos destinados a áreas tão significativas para o bem-estar social”, concluiu.

Em breve, o BRDE deve lançar uma cartilha digital, a fim de explicar passo a passo como empresas podem aderir a Lei de Incentivos Fiscais, de forma didática e desmistificando esse processo que colabora com segmentos tão diversos e socialmente importantes.

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