Segundo dia de evento na Colômbia também foi marcado por mesa redonda com a participação do presidente João Paulo Kleinübing
Na Colômbia, onde participam da quarta edição do Finanças em Comum (FICS), o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, e o vice-presidente e diretor de operações, Ranolfo Vieira Júnior, estiveram reunidos, nesta terça-feira, 05/09, com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o Banco Europeu de Investimento (BEI) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As agendas aconteceram dentro das atividades do FICS, encontro internacional que reúne os principais protagonistas globais do financiamento sustentável, e vai até o dia 06.
O presidente João Paulo destacou a oportunidade de poder se reunir com grandes parceiros do BRDE na captação de fundos internacionais. “Além da troca de experiências durante as sessões plenárias e os workshops, o FICS tem proporcionado esse espaço para estreitarmos ainda mais a relação com essas instituições parceiras. Hoje tivemos três reuniões onde tratamos sobre potenciais novos projetos e ouvimos como esses Bancos estão enxergando o Brasil, em especial a região Sul, e as prioridades para os próximos anos”.
No encontro com o Banco de Desenvolvimento da América Latina, João Paulo e Ranolfo foram recebidos pelo vice-presidente do Setor Privado, Jorge Arbache, que ressaltou a parceria histórica com o BRDE. “Queremos seguir trabalhando juntos, focados em projetos sustentáveis, na produção de energia verde e vemos a capacidade que a região Sul tem”. Na conversa com o Banco Europeu de Investimento, o BRDE se reuniu com o vice-presidente, Ricardo Mourinho Félix. Com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, a reunião foi com o chefe da Divisão de Conectividade, Mercados e Finanças, Anderson Caputo Silva.
O vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a importância da parceria com os bancos internacionais para a promoção da sustentabilidade ambiental e econômica. “Esses fundos possibilitam que empresas e organizações realizem investimentos em tecnologias verdes, energias renováveis, eficiência energética e práticas ambientalmente responsáveis, alinhando-se com as metas globais de combate às mudanças climáticas. O apoio dos bancos de desenvolvimento a projetos sustentáveis desempenha um papel essencial na construção de um futuro mais equilibrado e sustentável para as gerações presentes e futuras, o que tem sido o tema central do FICS”.
Além das reuniões com os bancos internacionais, o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, participou de mesa redonda sobre ferramentas de financiamento e redução de riscos para projetos de infraestrutura sustentável em cidades e regiões.
Sobre o FICS
O FICS é uma iniciativa lançada na França em 2020, congregando mais de 520 bancos públicos de desenvolvimento, bem como redes regionais, organizações internacionais, representantes do setor privado, academia, organizações da sociedade civil e atores locais. Trata-se da cúpula mundial da Banca Pública de Desenvolvimento, com o objetivo de alinhar o sistema financeiro global com o Acordo de Paris, promovendo o financiamento sustentável por meio de soluções financeiras inovadoras, contribuindo assim para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Este ano, o evento acontece de 4 a 6 de setembro, em Cartagena das Índias, na Colômbia.
Texto e fotos: Juliana Roll
VOLTAR