Nesta quinta-feira, 23, representantes da Feesc e das unidades Embrapii da UFSC e IFSC se reuniram com a diretoria e área técnica do Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo Sul – BRDE. Durante o encontro foi discutido a construção de uma rede que possibilite alavancar parceiros da indústria para o desenvolvimento e inovação, através de projetos financiados pela indústria, Instituições de Ciência e Tecnologia – ICTs, e Embrapii.
Hoje na UFSC, duas Unidades Embrapii, ambas vinculadas ao Departamento de Engenharia Mecânica, estão ativas: a Unidade POLO e a Unidade MOVE. A Unidade POLO, atua em projetos na área de Tecnologias em Refrigeração e a MOVE, em projetos na área de Máquinas e Equipamentos para Mobilidade para toda a cadeia automotiva. Já o Polo Embrapii PEIFSC atua em projetos na área de sistemas inteligentes de energia.
O desenvolvimento de projetos executados por essas Unidades credenciadas, possibilitam para as indústrias que os custos da inovação sejam compartilhados com as ICTs e a Embrapii, com aporte de pelo menos 33% dos recursos não reembolsáveis.
Participaram da reunião representando a FEESC, Luiz Felipe Ferreira e Milton Pereira, pela UFSC, Jader Riso Barbosa, do projeto POLO e Rodrigo de Souza Vieira, do MOVE e pelo IFSC, Rubipiara Cavalcante Fernandes. No BRDE foram recebidos pelo vice-presidente e diretor de acompanhamento e recuperação de crédito, Marcelo Haendchen Dutra, o superintendente da agência de Florianópolis, Marcone Souza Melo e pelo gerente de planejamento, Felipe Castro do Couto.
VOLTAR