BRDE Labs RS 2023 é destaque na programação do South Summit

BRDE Labs RS 2023 é destaque na programação do South Summit

Com inscrições abertas até o próximo dia 9 de abril, o BRDE Labs RS aproveitou a programação do South Summit Brazil para apresentar as novidades para a edição deste ano. Já reconhecido pelo diferencial de reunir grandes empresas como âncoras, o programa de aceleração de startups do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai selecionar até 40 empresas para um período de pré-aceleração. Pelo terceiro ano consecutivo, o BRDE Labs RS é desenvolvido pela Universidade Feevale, através do Feevale Techpark.

Durante painel realizado no RS Innovation Stage, o gerente de Planejamento do BRDE, Alexander Leitzke, observou que nesta edição serão selecionadas até 14 empresas que são clientes do banco para atuarem como âncora do programa. “Vamos chegar a 50 startups aceleradas apenas no Rio Grande do Sul, conectando ideias com as necessidades e desafios dos mais diferentes segmentos”, relatou.

A diretora de Inovação da Feevale, Daiana de Leonço Monzon, destacou que o BRDE Labs, por ser desenvolvido num modelo híbrido, permite a participação de startups de toda a região Sul do país. “Serão 120 horas de jornada, 40 monitorias e 80 encontros. As empresas trazem suas dores e as startups são desafiadas a atender essas necessidades”, descreveu a diretora.

Mercado promissor

Entre as empresas âncoras que atuam no programa, a Santa Casa de Porto Alegre já desenvolveu produtos que vieram a melhorar os serviços de atendimento da instituição. “A área da saúde é um campo muito propício para a inovação. E não apenas para o aspecto assistencial, de garantir maior segurança ao paciente, mas também na área operacional”, instigou o coordenador de Inovação da Santa Casa, Wagner Dorneles da Silva.

Duas entre as startups premiadas na edição do ano passado estiverem presentes ao encontro e destacaram o diferencial do BRDE Labs em relação aos demais programas. “Essa conexão com as empresas não se repete em outros programas. Foi um divisor de águas e evoluímos em todos os aspectos da nossa empresa”, relatou o representante da Vent, Thomaz Borela

“Nem sempre a inovação está na tecnologia, mas sim na solução para o cliente”, apontou o representante da startup TerraMares, Victor Brian Lopes Magalhães. No ano passado, ele participou do BRDE Labs RS com um projeto de aplicação de microalgas na recuperação de passivos ambientais e que, depois de ser acelerada, ampliou suas relações em outras áreas, como a indústria de fertilizantes.

Na edição deste ano, o BRDE Labs RS irá distribuir cerca de R$ 170 mil em prêmios, divididos em quatro vencedores: As startups interessadas em integrar a trilha, que conta com seleção das candidatas, fase de imersão e aceleração, já podem realizar suas inscrições através do endereço eletrônico no site do BRDE. Podem participar do BRDE Labs RS startups em estágio operacional ou de tração, desde que apresentem um protótipo funcional (MVP), já possuam clientes e já estejam com validação do seu modelo de negócios. As áreas prioritárias são Agronegócio, Saúde, Indústria e Comércio e Serviços, e os selecionados participarão de workshops online e presenciais, metodologia aplicada e mentorias.

Fotos: Carolina Greiwe

 

VOLTAR