Clientes e parceiros do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) das regiões dos Vales e Central terão agora um espaço totalmente repaginado para conhecer as linhas de financiamento e encaminhar seus projetos. Mais amplo após as obras de reformulação, o escritório do banco que funciona junto à sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL) foi inaugurado nesta quarta-feira (14/12), em ato que reuniu lideranças empresariais, gestores públicos e dirigentes de cooperativas.
O diretor de Planejamento do BRDE, Otomar Vivian, esteve presente ao evento ao lado da presidente da ACIL, Graciela Ethel Black, e do secretário municipal da Fazenda, Rafael Spengler (representando o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo). Na oportunidade, Vivian ressaltou o quanto a parceria com as entidades empresariais aproxima o banco de quem promove os investimentos. “Essa relação de proximidade com as entidades tem sido importante nos resultados que o BRDE vem alcançando de maneira regional, com um volume expressivo de operações nos últimos anos. Hoje o banco trabalha na diversificação de seus fundos através de organismos internacionais justamente para ampliar seu apoio aos projetos de desenvolvimento em favor da economia gaúcha”, destacou o diretor.
Participaram também do evento de inauguração o presidente da CIC Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa e o presidente da Câmara de Vereadores de Lajeado, Deoli Gräff, bem como de representantes de empresas de crédito, cooperativas e indústrias com as quais o banco opera. O gerente operacional da Agência Porto Alegre do BRDE, Paulo Raffin, igualmente acompanhou a atividade.
Investimentos
Responsável pelo atendimento de 113 municípios, o Espaço de Divulgação do BRDE para os vales do Taquari, Rio Pardo e região central tem na sua chefia Marlon Bentlin, que gerencia as atividades do escritório desde 2011. Desde então, o Espaço do BRDE registrou mais de quatro mil operações nas regiões onde atua, somando R$ 1,87 bilhão em investimentos neste período. A indústria de alimentos e as cooperativas agropecuárias (segmentos de aves, suínos, leite e armazenagem de grãos) estão entre os principais setores econômicos apoiados.
Após a inauguração do novo escritório, os convidados participaram da reunião-almoço promovida pela ACIL. O economista Celso Pudwell, que é analista de planejamento do banco, foi o convidado desta edição e abordou, na oportunidade, as expectativas para o próximo ano a partir da conjuntura econômica nacional e internacional.
Fotos: Lucas Santos/ACIL
VOLTAR