Como um dos apoiadores do Viasoft Connect, maior evento de inovação para gestão empresarial no Brasil, o Banco Regional de Desenvolvimento participou da entrega do Prêmio Empresa Inovadora, realizado na manhã desta sexta-feira (23), em Curitiba.
O superintendente do BRDE do Paraná, Paulo Starke, participou da cerimônia e destacou que “cada um dos vencedores tem hoje reconhecido pela comunidade um valor em seus negócios que é único e fundamental em cada empresa, fundamental para a construção do desenvolvimento: a inovação no âmago de sua cultura. Maior ou menor grau no processo de inovação, pouco importa, pois o relevante é participar de um movimento que muda estruturas”
Representantes de 12 empresas subiram ao palco para receber os troféus, sendo que 50 foram finalistas. Na categoria Cooperativas, foram premiadas a Unimed Cascavel (1º lugar),a Cooperativa LAR (2º lugar) e a Cooperativa Agrária (3º lugar). A Categoria Varejo premiou a Belagrícola (1º lugar),as Lojas MM (2º lugar) e as Farmácias Nissei (3º lugar). As vencedoras na Categoria Indústrias foram a Cibra Fertilizantes (1º lugar),a Atlas Eletrodomésticos (2º lugar) e DocG (3º lugar). As empresas mais inovadoras na Categoria Serviços foram a Tecnospeed (1º lugar),a Benner Sistema (2º lugar) e a Eucatur (3º lugar).
“O prêmio foi criado para que as empresas tenham a inovação como prioridade. Inovação não é só ter boas ideias, mas também executá-las”, iniciou o Presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola.
RANKING
O BRDE é o maior repassador de recursos para projetos de inovação por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) de todo o Brasil, há quase 11 anos consecutivos. Essa linha do governo federal fomenta ciência, tecnologia e inovação. De acordo com um balanço apresentado em um encontro com parceiros do Inovacred, em maio passado, o BRDE captou e liberou para os três estados do Sul, de 2013 até de 2023, 43,4% do volume total operado em todo o País pelos agentes financeiros da Finep. Os 610 projetos totalizam aproximadamente um bilhão nesse período.No Paraná, 215 projetos beneficiados com recursos do Finep, via BRDE, tiveram repasse de R$ 363 milhões. Esses recursos foram investidos em projetos de agronegócio sustentável, convênios com empresas, eficiência energética, energias limpas renováveis, gestão de resíduos e reciclagem, inovação e modernização, além de indústria e comércio sustentáveis. De 2019 a 2023 foram 76 contratos dessa linha, no valor total de R$ 248,4 milhões.
Em sua quarta edição, o BRDE realiza o programa de inovação aberta BRDE Labs, que esse ano apresenta o tema Inovação Verde e Equidade. O Labs é um instrumento criado pelo banco, com a finalidade de acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na região sul do Brasil. Ele acontece em ciclos anuais, sempre apresentando uma temática diferente, com o intuito de criar conexões entre startups e empresas e gerar negócios. O período é de captação de startups que possam solucionar os desafios propostos. Para mais informações e inscrições, acessar o site do BRDE Labs.