O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Biopark, parque tecnológico formado por um ecossistema de negócios e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, localizado na cidade de Toledo, assinaram nessa terça-feira (31), um termo de cooperação técnica com o intuito de promover ações na área de inovação e geração de novos negócios na região.
A assinatura aconteceu no Biopark com a presença do presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski, do vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida, além de cooperativas de crédito, vereadores do município, autoridades regionais e representantes de empresas instaladas no Parque.
Para o vice-presidente do Biopark, Paulo Victor Almeida, essa é mais uma parceira que fortalece a Região Oeste, principalmente por gerar uma discussão positiva para trazer soluções aos empreendedores. “Para nós, hoje é um dia de consolidação de um primeiro passo que a gente dá mais próximo ao BRDE, não só de captação, mas acima de tudo de colocar um dos nossos benefícios cada vez mais próximos das empresas, que é o fomento. Com o BRDE dentro do Biopark, sendo a Instituição referência que é, vemos que a Região Oeste como um todo se consolida cada vez mais como um arranjo de inovação, de IOt, educação e Institucional. A vinda da Embrapa e do BRDE traz mais celeridade e nos possibilitam ouvir os empreendedores para desenvolver soluções com mais eficiência”, destaca.
O presidente Bley ratificou que essa parceria fortalece o propósito do banco em “desenvolvimento social, facilitação do crédito para geração de negócios e incremento nas ações de inovação, no que diz respeito ao crescimento e a identidade da comunidade”. Com essa nova associação com o parque tecnológico, o banco pretende instalar um ponto de atendimento no local, a fim de estabelecer relacionamento com empresas, instituições e comunidade, para oferecer alternativas de apoio financeiros em seus projetos
Bley também destacou a importância do Biopark para o Oeste. “Fiquei extremamente impressionado com o que estou vendo. É um orgulho de ser paranaense e de ter dentro do Estado do Paraná o Biopark, Toledo e toda a Região com esse desenvolvimento tão acelerado”, comentou.
Gilmar Antônio de Oliveira, da empresa residente Nova Leal, disse que o BRDE traz impulso para os negócios. “O BRDE oferece pra nós, que estamos começando, uma linha que hoje, se fosse uma outra Instituição financeira, não conseguiríamos. Temos uma produção artesanal e precisamos automatizar essa produção e com uma das linhas de crédito ofertadas, conseguimos colocar o próprio equipamento como garantia. Com a ajuda e o impulsionamento do BRDE, conseguimos crescer 10 anos em 12 meses”, explica.
O BRDE se destacou no primeiro semestre de 2022 em investimentos apoiados em inovação, como no programa BRDE Labs, que conecta startups, empresas e esse ano o próprio BRDE, em desafios para soluções em ESG. Nas operações de crédito, conta com parcerias de fundos internacionais em projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, assim como linhas especiais para energia solar, agronegócio e empreendedorismo de todos os portes.
Sobre o Biopark
O Biopark, localizado em Toledo (PR) é um parque tecnológico com 131 empresas, formado por um ecossistema de negócios e desenvolvimento de tecnologias inovadoras. Conta com um centro de pesquisas com dezenas de laboratórios, um polo com quatro instituições de ensino que abrange desde a iniciação científica para crianças ao ensino universitário, além de espaços direcionados para o desenvolvimento dos negócios de startups e empreendimentos residenciais.
VOLTAR