Por meio do Programa BRDE Municípios, mais 15 prefeituras do Rio Grande do Sul poderão contar com crédito para investimentos em infraestrutura urbana e rural, no valor total de R$ 48,5 milhões: Arvorezinha; Capitão; Chapada; Condor; Coronel Bicaco; Dom Feliciano; Minas do Leão; Mostardas; Nova Ramada; Santa Vitória do Palmar; Santa Cruz do Sul; São Jerônimo; São Leopoldo; São Nicolau e Tucunduva. A maior parte dos recursos destina-se a obras de pavimentação, aquisição de máquinas e equipamentos.
O ato de assinatura ocorreu na manhã desta quinta-feira (1º/08), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado, Ruy Irigaray, do vice-presidente do BRDE, diretor de Planejamento e Financeiro, Luiz Corrêa Noronha, prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, representantes de entidades de classe, parlamentares, equipe do BRDE e imprensa.
Em seu pronunciamento, o vice-presidente do BRDE destacou que os municípios necessitam de instrumentos perenes de financiamento para suas demandas prioritárias, bem como de assistência técnica continuada. Noronha anunciou que, a partir de 2020, o BRDE pretende disponibilizar em torno de R$ 150 milhões ao ano para as prefeituras dos três estados do Sul. “Para poderem se planejar, os municípios precisam contar com um instrumento financeiro contínuo para seus investimentos”, afirmou.
Falando em nome dos 15 prefeitos beneficiados, Valmir Land, prefeito de Condor, referiu-se à histórica dificuldade de infraestrutura e de logística enfrentada nos municípios e saudou o ingresso de mais recursos. Localizado no Noroeste gaúcho, Condor tem cerca de 7 mil habitantes e, com os recursos do BRDE somados à parceria com a iniciativa privada, deverá se tornar, em breve, o maior centro do país em beneficiamento de sementes.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, enfatizou o necessário alinhamento dos municípios com o Estado e o governo federal para que o país vença a crise e volte a crescer. “Isso só será possível se trabalharmos juntos”, disse.
O governador agradeceu aos prefeitos e lembrou que, para serem beneficiárias do BRDE Municípios, as prefeituras precisam ter capacidade de endividamento atestada pela Secretaria do Tesouro Nacional, o que lhes permite continuar investindo, mesmo em tempos de crise. “Vocês, representantes dos 15 municípios hoje beneficiados, merecem todos os aplausos porque conseguiram viabilizar a saúde fiscal das suas cidades, o que hoje não é fácil de se conseguir, e por percorrerem o longo caminho para conquistar o financiamento do BRDE”.