BRDE apresenta estratégias do Banco Verde para empresas protagonistas da transformação dos modelos de negócio

BRDE apresenta estratégias do Banco Verde para empresas protagonistas da transformação dos modelos de negócio

Membro da Coalizão LIFE desde início do ano, banco demostra ações internas e operacionais aos parceiros que já têm métricas de sustentabilidade.

Como primeiro banco a se tornar membro da Coalizão LIFE de Negócios e Biodiversidade, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul apresentou sua jornada de Banco Verde e futuras estratégias, em reunião realizada com integrantes do órgão, que já tem experiência em negócios e ações sustentáveis. O LIFE é uma iniciativa formada por empresas protagonistas da transformação dos modelos de negócio. O encontro aconteceu no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, nessa terça-feira (15).

O diretor do BRDE no Paraná, Wilson Bley Lipski anunciou que essa metodologia, que avalia o desempenho das empresas em biodiversidade, está em processo de implantação. “Vamos ser cada vez mais um banco voltado a sustentabilidade. Em contratos operados no ano passado de R$ 4,4 bilhões, R$ 1,6 bi são considerados 100% verdes”, revelou Bley. “A estratégia do BRDE começou com o propósito do desenvolvimento social e ser indutor da sociedade, com estímulo de novas práticas, no relacionamento com clientes, customizando e facilitando o crédito para projetos verdes, em seu papel de ente público atuando nos três estados do Sul”, concluiu o diretor.

A metodologia LIFE permitirá que o BRDE as incorpore em seus modelos de negócios, avalie as operações e programas do banco, que otimizem tomada de decisões em investimentos que efetivamente contribuam para a conservação da biodiversidade. De acordo com o relatório socioambiental do BRDE, cerca de 80% das linhas de crédito aprovadas, tem aderência ao menos a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. O Fundo Verde e de Equidade também está aprovado e deve ser implantado ainda esse ano. Será lançado edital para o fundo, destinado ao apoio de iniciativas pautadas no desenvolvimento socioambiental, com recursos não reembolsáveis, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e Fundação Araucária.

PARCEIROS

Membros da Coalizão LIFE, as empresas JTI (Japan Tobacco Internacional), Grupo Boticário, Itaipu Binacional e Permian Global, apresentaram recortes das métricas da LIFE, a fim de qualificar a gestão, eficácia dos investimentos destinados aos programas ambientais, redução em riscos relacionados à biodiversidade e geração de créditos de biodiversidade, de acordo com a natureza de cada empreendimento.

O presidente do Conselho Diretor do LIFE, Roberto Klabin destacou que a metodologia é reconhecida internacionalmente “pela agenda global de biodiversidade, onde agrega valor, a partir da conservação, onde está alinhada com a agenda da COP15, onde foi firmado acordo histórico para desbloqueio de recursos financeiros voltados à conservação de espécies e lançou o tema de créditos de biodiversidade”.

BOAS PRÁTICAS

Nas ações que configuram o Banco Verde 27,3% do valor contratado em 2022 são projetos verdes, com impacto ambiental esperado, dos quais 94% possuem alinhamento ao ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; apoio à projetos de Uso e Reciclagem de Resíduos e Tratamento de Resíduos Industriais no valor total de R$ 70,5 milhões; operações para a Equidade de Gênero, tratada no âmbito do Programa BRDE Empreendedoras do Sul, aplicou em 2022 R$128,6 milhões em projetos de diversas finalidades, todos eles alinhados ao ODS 5 (Igualdade de Gênero).

“O BRDE tem avançado muito em seu compromisso climático, com métricas, estratégias, parcerias e financiamento. Temos a oportunidade agora de conhecer, desenvolver e aplicar métricas da nossa pressão sobre a biodiversidade, além de vislumbrar oportunidade em negócios para o banco que, com certeza geram benefícios ainda mais amplos do Banco Verde para toda sociedade”, comentou o coordenador de Responsabilidade Socioambiental Eduardo Grijó, um dos responsáveis pelos dados socioambientais do banco.

Há outras ações de ordem cotidianas como a instalação de placas solares na agência do BRDE em Curitiba, além de coletas de remédios vencidos, pilhas e baterias, tampas de garrafas pet, roupas, construção de bicicletário, eliminação do uso dos copos de plástico descartáveis; reaproveitamento de banners; impressão frente-verso; movimento contínuo para uso de meios digitais, conservação da área externa com diversas espécies da flora local, incluindo a araucária e frutíferas.

A gerente de Planejamento e Novos Negócios do BRDE, Lisiane Maldaner Astarita, destacou que há programas apoiados pelo banco com mote para ESG, “como o BRDE Labs, iniciativa de inovação aberta que conecta empresa e startups, a fim de implantar soluções sustentáveis e o Dev The Devs, programa totalmente gratuito, destinado a alunos adolescentes de escolas públicas, par aprendizado e certificação de desenvolvimento de programas básicos de tecnologia da Informação”.

METODOLOGIA

A metodologia LIFE de Negócios e Biodiversidade oferece métricas de desempenho em biodiversidade, que avaliam impactos positivos e negativos de cada negócio, orientando assim, sua estratégia por meio do software LIFE Key. Com isso, é possível aprimorar gestão ambiental, avaliar eficácia dos investimentos destinados aos programas ambientais, redução de riscos relacionados à perda da biodiversidade e possibilita a geração de créditos de biodiversidade.

A Certificação LIFE assegura com sua metodologia, confiança, transparência e robustez na gestão corporativa.

PARTICIPAÇÕES

Também participaram da reunião o gerente Administrativo do BRDE, Sandro Hauser. Pelo Instituto LIFE, Regiane Borsato, diretora executiva do Instituto LIFE, Rosana Renner, gerente executiva e Cecília Brosig, coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais. Do Grupo Boticário, Gersika Foschiani, da gerência de Impacto Ambiental. Pela Permian Global, a CEO Alice Alexandre. Itaipu Binacional foi representada pelo engenheiro florestal Luís Cesar Rodrigues da Silva e JTI no Brasil pelo diretor de assuntos corporativos Flávio Goulart.

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