Evento promovido pelo Sindicato Rural de Lavras do Sul buscará impulsionar a pecuária sustentável
Conectar empresas e instituições do agronegócio com as novas oportunidades da pecuária brasileira cada vez mais sustentável. É com esse desafio que será realizada na próxima semana, em Lavras do Sul, a primeira edição do Universo Pecuária, uma feira de negócios que irá reunir temas como a pecuária de baixo carbono, preservação de biomas, inovação e finanças verdes. Promovido pelo Sindicato Rural do município, localizado na região da Campanha gaúcha, o evento tem o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A feira acontecerá entre os dias 1º e 6 de novembro, contando em sua programação palestras, debates técnicos e empresariais com foco na pecuária sustentável. Contará também com oficinas, seminários e dias de campo, incluindo uma mostra de produtos e insumos ligados à pecuária, como máquinas e implementos agrícolas, genética (sêmen), adubos e fertilizantes, entre outros.
Para o diretor de Planejamento e de Operações do BRDE, Otomar Vivian, os eixos temáticos da feira terão uma ligação estreita com a atuação do banco. “Estamos cada vez mais presentes em projetos que aliam o desenvolvimento econômico aos conceitos de inovação e sustentabilidade. Dentro da cadeia do agro, a pecuária sustentável tem grandes desafios, mas também grandes oportunidades”, frisou Vivian. O diretor salienta que o banco, por ser signatário do pacto global da Agenda 2030, registra atualmente mais de 77% de suas operações vinculadas a no mínimo um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Além de apoiar a feira, o BRDE terá um estande próprio no Parque de Exposições Olavo de Almeida Macedo para divulgação de suas linhas de crédito destinadas a apoiar o setor, em especial os projetos da agricultura de baixo carbono, de inovação e novas tecnologias no campo, produção de energia com fontes renováveis (energia solar) e o turismo.
Neste espaço também estarão presentes representantes do projeto Alianza del Pastizal, que busca aliar ganhos de competitividade da pecuária de corte com a conservação dos campos nativos do Bioma Pampa. No universo atendido até o momento pelo programa, que já envolve 68 produtores rurais, o ganho médio em termos de incremento produtivo chega a 20%. O Alianza tem o apoio do BRDE, em parceria com o Sebrae-RS e a Associação para Conservação das Aves do Brasil (SAVE Brasil).
VOLTAR