BRDE apoia expansão de fábrica de ração para pets com foco em sustentabilidade e inovação

BRDE apoia expansão de fábrica de ração para pets com foco em sustentabilidade e inovação

Parceria com a Cooperja viabiliza nova estrutura produtiva e tecnologia sustentável no setor de alimentação animal

A Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense (Cooperja) inaugurou sua nova fábrica de ração para pets em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, dando um passo significativo em seu projeto de expansão e diversificação. Com investimentos de R$ 50 milhões, dos quais R$ 35 milhões foram financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o projeto inclui a ampliação da capacidade produtiva e a implementação de um sistema de secagem de grãos mais sustentável. A nova linha de produção terá capacidade de 6 toneladas por hora de ração extrusada, permitindo que a Cooperja entre no mercado de alimentos para pets – segmento de alto crescimento e maior margem de lucro, especialmente para cães, gatos e peixes.

A estrutura da fábrica, que já produzia ração farelada e em pellets para suínos, bovinos, frangos, equinos e coelhos, agora passa a atender também o mercado de alimentação animal para pets, em linha com o crescimento estimado de 14% no setor, conforme dados do Instituto Pet Brasil. A mudança de tecnologia também inclui a instalação de uma caldeira de vapor que opera com casca de arroz como combustível, substituindo o uso de GLP no processo de secagem de grãos. Essa medida não apenas reduz custos e amplia a eficiência energética, mas também promove o uso de uma fonte de energia sustentável, aproveitando um resíduo da própria produção da Cooperja.

Na cerimônia de inauguração, realizada na última sexta-feira (1º de novembro), o BRDE foi representado pelo superintendente da agência de Florianópolis, Marcone Souza Melo, o gerente de operações, Felipe Castro do Couto, o gerente adjunto de operações, Carlos Aurélio Ribeiro, e o analista de projetos Mauro de Aguiar. Os representantes do banco estiveram presentes para reforçar o compromisso do BRDE com projetos que aliam inovação, desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Para o superintendente Marcone Souza Melo, “essa parceria com a Cooperja reflete a missão de apoiar projetos que promovem crescimento econômico, inovação e sustentabilidade, fortalecendo o papel do BRDE como um agente ativo no desenvolvimento da agroindústria e na criação de valor para toda a cadeia produtiva”.

O projeto financiado pelo BRDE também prevê a construção de duas novas bases para silos de 22 metros de diâmetro, com capacidade para armazenar até 100 mil sacas de arroz. Essa ampliação estrutural permitirá que a Cooperja acompanhe a demanda crescente e aumente sua produção conforme as oportunidades de mercado.

“A operação é um exemplo do compromisso do BRDE em fomentar o crescimento do setor agropecuário, incentivando a diversificação produtiva e o uso de práticas sustentáveis, gerando valor e desenvolvimento para a economia da região Sul”, ressalta o gerente Carlos Aurélio.

 

fotos: Comunicação/Cooperja

VOLTAR