BRDE amplia articulação internacional no Fórum Econômico da América Latina e Caribe

BRDE amplia articulação internacional no Fórum Econômico da América Latina e Caribe

Banco integrou missão empresarial brasileira e participou de encontros com o CAF para ampliar parcerias e acesso a recursos internacionais

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) integrou a missão empresarial brasileira ao Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe (ALC), realizado nesta semana na Cidade do Panamá. O evento reuniu líderes empresariais, instituições financeiras multilaterais e autoridades governamentais para debater os principais desafios e oportunidades de desenvolvimento sustentável e integração econômica da região. Organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a missão empresarial contou com a participação do BRDE em razão da parceria da instituição com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

O diretor de Operações, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a importância estratégica da participação da instituição. “Este Fórum representa uma oportunidade ímpar para aprofundarmos o diálogo com parceiros multilaterais, ampliando nossa atuação em temas que são fundamentais para o desenvolvimento sustentável, como infraestrutura, inovação e financiamento verde”, afirmou. Ele acrescentou que “a diversificação de fontes de recursos e o fortalecimento de parcerias internacionais nos permite oferecer soluções ainda mais competitivas aos empreendedores e aos governos do Sul do Brasil”.

Além da participação nas atividades plenárias e rodadas de negócios, os diretores do BRDE realizaram reuniões bilaterais com a equipe técnica do CAF para tratar de temas centrais à agenda de financiamento internacional, como Fundos Verdes, instrumentos que alavancam investimentos sustentáveis, e Fundos de Investimento voltados para projetos de impacto socioambiental e de infraestrutura. Essa interlocução reforça o compromisso do BRDE em ampliar e qualificar seu acesso a recursos externos para fomentar projetos em toda a região Sul do país.

Nos últimos quatro anos, a parceria entre o BRDE e o CAF viabilizou cerca de R$ 300 milhões em financiamentos, com destaque para o apoio a micro e pequenas empresas e ao setor público em projetos tradicionais e inovadores de desenvolvimento regional.

Leonardo Busatto, diretor de Planejamento, ressaltou a relevância desses encontros para o fortalecimento institucional e a geração de impacto sustentável. “Participar de um espaço multilateral como o Fórum da ALC nos permite expandir a visão estratégica do BRDE, fortalecendo o papel do banco não apenas como fonte de crédito, mas como articulador de soluções financeiras inovadoras que respondam aos desafios econômicos e ambientais da nossa região”, afirmou Busatto. A interlocução com organizações como o CAF abre caminhos para a captação de recursos diferenciados e colaboração técnica em projetos estratégicos.

O Fórum ALC reuniu chefes de Estado, lideranças empresariais e instituições financeiras de toda a América Latina e Caribe, consolidando-se como um espaço estratégico de diálogo sobre desenvolvimento, sustentabilidade e integração regional. O evento também contou com a participação da Invest RS, representada pelo diretor de Gestão Corporativa, Rodrigo Ribeiro, que acompanhou a missão com o objetivo de estreitar o relacionamento com potenciais fontes de financiamento para projetos privados no Rio Grande do Sul.

Fotos: Flávia Frey/BRDE

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.