O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões recebeu a turma do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para uma aula de campo da cadeira de Restauro-Patrimônio, na tarde desta quarta-feira, 11.
Responsável pelo grupo, a professora Giceli Portela, comentou sobre a importância da arquitetura do Palacete no aprendizado dos alunos. “Como parte dinâmica do nosso curso, nós fazemos visitas à várias obras de Curitiba. A importância da visita técnica aqui no Palacete dos Leões se dá pelo seu ecletismo, misturando diversos movimentos arquitetônicos, o que é muito importante para a compreensão das técnicas construtivas do início do século XX”.
Na visita, os estudantes puderam aprender mais sobre a história do casarão, o contexto histórico da capital paranaense e sobre o casal Agostinho Ermelino de Leão Júnior e Maria Clara.
Ao longo dos anos, o Palacete dos Leões vem recebendo turmas de Arquitetura e Urbanismo para aulas interativas sobre a história da sua construção.
Além disso, em 2019, a professora Giceli era coordenadora do “Projeto Arquivo”, que expôs a mostra “Cândido F. de Abreu – Palacete Leão Jr., 1902 – Eclético sobre terra”, no Espaço Cultural BRDE, iniciativa da UTFPR de catalogação dos patrimônios de Curitiba.