O parceiro de quem empreende com respeito e cidadania.

São todos os programas que têm linha de financiamento para tudo que tenha impacto social, redução de desigualdade de gênero, de renda, de inclusão de todas as naturezas.

É o BRDE investindo na igualdade e nos sonhos de quem quer empreender com respeito e cidadania.

BRDE EQUIDADE

Com o objetivo de alinhar-se aos esforços de mudança do cenário de desigualdades sociais históricas no Brasil, o BRDE criou um programa de crédito específico voltado para a equidade de raça e de gênero. Através do programa BRDE Equidade, o Banco oferece mecanismos de financiamento para promover o desenvolvimento social e apoiar o empreendedorismo como caminho para reduzir as desigualdades de raça e cor. Populações em situação de vulnerabilidade ou de risco social, baixa renda, trabalho precário ou informal, nos recortes de raça e gênero, incluindo a valorização de comunidades tradicionais, como quilombolas e povos indígenas, constituem o público-alvo do Programa. A iniciativa reforça o compromisso do BRDE em favor da pauta ESG e faz aproximar, ainda mais, as operações com os parceiros internacionais em favor da Agenda 2030. As ações específicas de crédito são destinadas aos beneficiários do microcrédito, desde que estabeleçam recortes de gênero e raça com benefícios a pequenas iniciativas empreendedoras. Para tanto, o BRDE pretende atuar com a parceria de cooperativas de crédito e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OCIPs) como medida que viabilize o financiamento de valores menores (microcrédito) para um número maior de clientes.

Fundo Verde e de Equidade
O negócio principal de um banco é o crédito, mas para além do crédito, o BRDE sempre esteve ao lado do empreendedorismo por intermédio da participação em Fundos de Investimento ou pelo apoio institucional junto a entidades da sociedade civil e governos. Contudo ainda falava um instrumento de apoio financeiro capaz de abranger um outro conjunto de iniciativas carentes de recursos, de elevado impacto social e ambiental. O Fundo Verde e de Equidade foi a resposta a este desafio.

A partir de 2022, o BRDE passou a contar com um instrumento de apoio financeiro a projetos que serão selecionados e premiados pela exemplaridade e relevância em sua finalidade social e ambiental. O Fundo irá valorizar ações que respondam aos desafios da sustentabilidade na produção rural e no espaço urbano, incluindo a produção orgânica, proteção da biodiversidade e da água, economia circular e aproveitamento dos resíduos, previsão e controle da poluição e dos efeitos climáticos. Além dessas, também serão consideradas atividades que busquem a inclusão econômica de populações em situação de vulnerabilidade ou de risco social, baixa renda, trabalho precário ou informal, incluindo a valorização de comunidades tradicionais, como quilombolas e povos indígenas, produtores familiares e a economia popular e solidária. O BRDE espera aglutinar outras instituições para ampliar a aplicação de recursos no Fundo Verde e de Equidade, com responsabilidade, exemplaridade e finalidade social e ambiental, sem necessariamente alcançar retorno financeiro.

Beneficiários:

Empresas que tenham como sócios negros, pardo, quilombolas e indígenas.

Itens Financiáveis:

Investimentos fixos e capital de giro isolado (limitado a 20% da receita bruta do
exercício anterior).

Diferenciais do Programa:

Redução das Tarifas de Análise e Fiscalização;
Redução da Taxa de Juros.

Condições Financeiras*

*Conforme análise de risco de crédito, ou consulte diretamente no Simulador.