BRDE participa da abertura do 48º Encontro Nacional de Contadores das Instituições Financeiras de Desenvolvimento

BRDE participa da abertura do 48º Encontro Nacional de Contadores das Instituições Financeiras de Desenvolvimento

O superintendente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fabiano Meassi, participou nesta quarta (26) e quinta-feira (27) do 48º Encontro Nacional de Contadores das Instituições Financeiras de Desenvolvimento, realizado no auditório do Sebrae, em Brasília. O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e reuniu cerca de 70 representantes de 23 instituições para discutir temas regulatórios e tributários relacionados ao sistema de fomento.

Além de Meassi, o BRDE esteve representado por Fabiana Godoy, chefe do Departamento Tributário; André Guarnieri, chefe do Departamento de Contabilidade; e Amanda Patzer, analista da área contábil.

Meassi, que coordena a Comissão de Assuntos Contábeis da ABDE, conduziu a abertura ao lado da presidente da Comissão, Mayara Puchalski (Fomento Paraná). “A agenda contábil do sistema de desenvolvimento vive um momento de transformação, com normativos recentes que exigem análises conjuntas e interpretação alinhada entre as instituições. Nosso papel é criar um espaço de esclarecimento e colaboração, fortalecendo a atuação do setor”, afirmou.

A programação do encontro contou, na primeira mesa, com Uverlan Rodrigues Primo e Gustavo Martins dos Santos, do Banco Central do Brasil, que apresentaram o panorama da implantação da Resolução CMN nº 4.966/2021 e esclareceram dúvidas dos participantes. Em seguida, a auditora-fiscal da Receita Federal, Maria da Consolação Silva, explicou o processo de elaboração da Lei nº 14.467/2022 e sua convergência com a normativa do Conselho Monetário Nacional.

Durante a tarde da quarta-feira, o auditor fiscal Marcos Hübner Flores abordou os impactos da reforma tributária sobre o Sistema Financeiro. Na sequência, o sócio-diretor da KPMG, William Bora, detalhou mudanças no regime tributário aplicado às instituições de fomento. Encerrando as mesas, representantes da EY — Renata Zanotta, Fernando Canevari, Ulysses Thomas e Rubens Hernandes — apresentaram pontos de atenção para o fechamento anual sob a ótica da Resolução nº 4.966/2021.

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.