Tramandaí firma parceria com BRDE para estruturar PPP da iluminação pública

Tramandaí firma parceria com BRDE para estruturar PPP da iluminação pública

Entre os principais destinos do Litoral Norte e com uma população fixa ao redor de 54 mil habitantes, Tramandaí está dando os primeiros passos para uma completa modernização da iluminação pública da cidade. Nesta sexta-feira (dia 21/2), a prefeitura de Tramandaí celebrou um termo de cooperação com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) com o objetivo de estruturar uma parceria público-privada (PPP) para uma futura concessão de todo o sistema. Incluindo a substituição de cerca de 13 mil pontos de luz no perímetro urbano para a tecnologia LED.

A parceria foi celebrada na sede da prefeitura e, na oportunidade, o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a iniciativa  de Tramandaí logo no início da atual gestão, salientando os ganhos que a modernização da iluminação pública representará para o turismo e, em especial, para a comunidade local. “Trata-se de uma iniciativa que representa economia, maior eficiência e sustentabilidade, algo cada vez mais necessário diante dos eventos climáticos que estamos vivendo. Mas uma iluminação de qualidade representa, acima de tudo, bem-estar e segurança para a comunidade”, frisou Ranolfo.

Eficiência
A modelagem da PPP compreenderá um diagnóstico completo da infraestrutura atual e das necessidades de ampliação do serviço; a viabilidade técnica, econômico-financeira e jurídica; os indicadores de desempenho; e o mecanismo de remuneração de quem assumir a concessão. Nos novos modelos, todo o sistema passa a ter telegestão em 100% dos pontos de iluminação, o que garante maior agilidade na sua manutenção. “Tramandaí está ingressando num grupo seleto de cidades gaúchas que já encontraram nas PPPs o caminho para modernizar seu sistema de iluminação, garantindo maior eficiência no serviço”, destacou o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto.

Depois de conhecer a experiência de cidades que já realizaram a concessão da iluminação pública, o prefeito de Tramandaí, Juarez Marques da Silva, se disse convencido que esse deveria ser o caminho para a sua gestão. “Sabemos que é grande o desafio de realizar obras com recursos fora do nosso orçamento e esse modelo vai colocar Tramandaí em um padrão diferenciado. Permitirá também implementar outros programas que virão junto desse projeto”, frisou o prefeito, durante a celebração da parceria com o BRDE. O ato reuniu secretários municipais e as principais lideranças políticas do município.

Investimentos
O BRDE concluiu em 2024 os dois primeiros leilões de PPPs após as enchentes de maio, numa demonstração de confiança na capacidade de uma efetiva retomada econômica do Rio Grande do Sul. Os projetos de modernização do sistema de iluminação pública dos municípios de Santa Maria e Sapiranga representam investimentos na ordem de R$ 346 milhões e tiveram como vencedor consórcio com experiência de operar os sistemas em capitais e cidades importantes do Sul do país.

Há cinco meses e com o objetivo de compartilhar modelos de processos e trabalhar de maneira articulada na seleção de futuros projetos de concessão, o BRDE passou a contar com a parceria técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Um acordo de cooperação entre as duas instituições, com foco na modelagem de concessões comuns e PPPs estabeleceu também a capacitação operacional das equipes, além do compartilhamento dos padrões de análise sobre a viabilidade técnica e jurídica dos projetos.

Fotos: Eduarda Dias/BRDE

 

VOLTAR



Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.