Com abertura em Lages, eventos integram o calendário do programa BRDE Labs SC Growth e passarão também por Chapecó, Blumenau, Joinville e Criciúma
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) deram início aos encontros regionais que fazem parte do calendário do BRDE Labs SC. O 1º evento foi realizado no Orion Parque Tecnológico, em Lages, na última semana, e reuniu empreendedores de startups que estão em aceleração na etapa Growth do programa e interessados no desenvolvimento de negócios de tecnologia.
Os encontros têm o objetivo de promover a conexão entre empreendedores em cada uma das mesorregiões catarinenses por meio de palestras com cases de sucesso de startups e mentorias coletivas com especialistas. Além de Lages, os eventos do BRDE Labs SC também serão realizados nas seguintes cidades e datas:
Chapecó – Dia 4 de setembro, às 19h, no CIAD Downtown;
Blumenau – Dia 18 de setembro, às 19h, no Centro de Inovação Blumenau (CIB);
Joinville – Dia 2 de outubro, às 19h, no LinkLab Ágora, dentro do Ágora Tech Park;
Criciúma – Dia 9 de outubro, às 19h, no Centro de Inovação Criciúma (CRIO).
Na primeira edição do encontro regional do BRDE Labs SC, em Lages, o empreendedor Hernani Alves, sócio-fundador e COO da Printwayy, apresentou o case de construção da área comercial da startup lageana que, recentemente, foi adquirida pela empresa conterrânea NDD Tech Brasil. Na sequência, Alves ministrou uma mentoria coletiva.
Representando o BRDE no evento, o analista de planejamento financeiro, Ricardo Silveira de Faria, destacou na apresentação informações sobre a atuação do Banco, as linhas voltadas a inovação e o destaques do programa BRDE Labs em Santa Catarina. “O nosso objetivo é promover a conexão entre empreendedores nas mesorregiões catarinenses, oferecendo oportunidades e apoio para o crescimento dessas empresas inscritas no programa”, afirma.
O participante do BRDE Labs SC Growth 2024, Arthur Francioni, sócio e desenvolvedor front-end da startup Zorte, destacou que o encontro foi uma experiência incrível: “Pudemos conhecer de perto a jornada de empresas que estão se destacando no cenário local. A apresentação do case da PrintWayy, conduzida pelo Hernani Alves, foi inspiradora e mostrou toda a trajetória da empresa, desde os desafios iniciais até a formação da máquina de vendas. Após o evento, tivemos um momento de networking muito proveitoso, e o Hernani foi extremamente atencioso, tirando várias dúvidas e compartilhando dicas valiosas”.
Durante as atividades do encontro, o BRDE e a ACATE apresentaram oportunidades do ecossistema de inovação de Santa Catarina, como detalhes do programa de aceleração BRDE Labs SC, que é dividido em duas etapas: a Growth para o desenvolvimento da máquina comercial de startups; e a fase Venture destinada para a preparação de empreendedores para a captação de investimentos. Também foram detalhadas iniciativas de fomento por meio de crédito que o Banco Regional oferece aos negócios com condições diferenciadas.
“Foi um evento muito importante, pois as ações locais como esta do BRDE Labs SC permitem que as startups participantes possam se conectar e ter maior riqueza de networking entre elas. Além disso, o evento possibilita que as empresas se inspirem e aprendam com outros cases”, afirma Tite Mazuhy, diretor do polo regional da ACATE em Lages – o Orion Parque.
O programa BRDE Labs SC está com a etapa Growth em execução, em que cerca de 100 startups catarinenses participam de workshops de formação empreendedora, mentorias, além de terem acesso a networking e benefícios. Neste ano, as aprovadas para a etapa de aceleração comercial também concorrem a premiação total de até R$ 360 mil, valor que será dividido entre as três vencedoras de cada uma das mesorregiões catarinenses.
A etapa Venture do BRDE Labs SC, que teve sua primeira edição em 2024, chegou ao fim no mês julho. 40 startups participaram das atividades de formação durante quatro meses e, ao final, tiveram a chance de se aproximar de investidores. Em diagnóstico final, a iniciativa obteve resultados positivos como o aumento em 31,5% no cálculo do valuation – indicador que baliza o valor dos investimentos. Além disso, 70% das empresas também avaliaram estar mais preparadas para conversar com investidores após a formação do BRDE Labs SC Venture. Para participar dessa etapa é necessário passar pela fase Growth.
Saiba mais sobre o programa BRDE Labs SC neste link.
VOLTAR