Referência no apoio a projetos inovadores em toda a região Sul, o Banco regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) está buscando alternativas para ampliar a oferta de recursos para financiamento do setor de inovação. Neste sentido, na manhã desta sexta-feira (dia 19/7), o diretor-presidente do banco, Ranolfo Vieira Júnior, esteve em audiência com o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera, com o objetivo de viabilizar a ampliação dos limites de crédito. “Somos o principal operador nacional dos recursos da Finep e será importante ampliarmos essa parceria. A demanda por crédito é crescente, muito em razão do papel estratégico que os investimentos em inovação representam para a competitividade das nossas empresas”, destacou Ranolfo.
Durante a reunião realizada na sede da Finep, no Rio de Janeiro, o presidente do BRDE elencou o desempenho positivo nas operações com recursos do órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. “No ano passado, apoiamos 184 projetos na região, o que representou investimentos na ordem de R$ 668 milhões”, apontou Ranolfo. O volume de financiamento do ano passado registrou crescimento de quase 280% na relação a 2022.
Ao longo da parceria de uma década com a Financiadora, o BRDE já soma R$ 1,83 bilhão em financiamentos para a inovação. “O que o BRDE realizada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná gostaríamos de ver se repetindo em todo o país”, destacou Pansera. Os setores da indústria metal-mecânica, de alimentos e embalagens, agronegócio, tecnologia e sistemas, médico-hospitalar e telecomunicações são os que mais demanda o apoio do banco através da parceria com a Finep.
Fotos: Juliana Roll/BRDE
VOLTAR