BRDE apresenta medidas de apoio aos municípios gaúchos em encontro de prefeitos

BRDE apresenta medidas de apoio aos municípios gaúchos em encontro de prefeitos

Diante dos desafios para a reconstrução dos municípios após os recentes eventos climáticos, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) acionou diferentes parceiros operacionais para ampliar apoio através de financiamento e apoio técnico às prefeituras gaúchas. “O banco já tem um histórico de financiamento de projetos prioritariamente voltadas à questão da sustentabilidade e agora estamos acentuando o auxílio técnico e possibilidades de financiamento para prevenção de novos desastres”, destacou o diretor de Planejamento do BRDE, Leonardo Busatto, ao participar do 42º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, que está acontecendo em Porto Alegre.

Na sua manifestação durante o painel que abordou a adaptação às mudanças climáticas, nesta quarta-feira (dia 16/7), Busatto apontou o volume de investimentos nos municípios com recursos do banco. “A partir das nossas parcerias com bancos internacionais, com os quais já mantemos acordos bilaterais, estamos ampliando as possibilidades de auxiliar as prefeituras neste momento”, acrescentou.

O diretor mencionou os projetos que envolvem obras de mitigação aos desastres naturais, drenagem e prevenção às enchentes já em execução pelas prefeituras de Porto Alegre, Esteio e Caxias do Sul. Uma das fontes de financiamento é por intermédio do programa Sul Resiliente, parceria do BRDE com o Banco Mundial que disponibilizou R$ 500 milhões para projetos na região Sul voltados à prevenção de desastres naturais, o inclui também o mapeamento de risco e planos de contingência, treinamento de servidores municipais ou aquisição de sistemas e equipamentos para monitoramento.

PPPs

Busatto salientou, também, a crescente atuação do banco na estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs) por demandas das prefeituras. “Estamos nessa semana concluindo o leilão do sistema de iluminação pública de Santa Maria, algo simbólico para esse momento que o estado enfrenta. É uma demonstração de confiança na nossa retomada”, frisou o diretor.

Na próxima sexta-feira, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, será conhecida a empresa que assumirá a concessão para modernização dos serviços de iluminação em Santa Maria. O projeto é de 24 anos e prevê a substituição da totalidade dos pontos de luz por lâmpadas de LED, ampliação da estrutura e manutenção, em um investimento superior a R$ 219 milhões. O BRDE também atua na modelagem da PPP de iluminação pública na cidade de Sapiranga.

O painel contou também com a participação do secretário do Estado da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi; da secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e d diretor-presidente da Fepam, Renato Chagas. O coordenador do Núcleo de Pesquisa em Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Ufrgs, professor Guilherme Marques, e o coordenador geral do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias, Júlio Salecker, igualmente contribuíram com o debate. Promovido pela Federação das Associações Municipais do RGS (Famurs), o 42º Congresso de Municípios do RS está ocorrendo na sede da AMRIGS e se encerra nesta quarta-feira (dia 17/7).

Fotos: Tábata Kolling/BRDE

VOLTAR