O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) possui um Programa voltado para a equidade de gênero, denominado BRDE Empreendedoras do Sul. Entre os objetivos do Programa estão favorecer o empreendedorismo feminino na região, gerando renda, oportunidades e reduzindo a desigualdade; melhorar o relacionamento com parceiros nacionais e internacionais, ampliando a possibilidade de captação de funding para o Banco; fidelizar e ampliar a carteira de clientes do Banco e ampliar a inserção social do Banco, ampliando as suas políticas ESG e reforçando seus compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis.
Desde a criação do programa, em 2021, as contratações de operações de crédito enquadradas no programa somaram em torno de R$ 355 milhões.
“O incentivo ao empreendedorismo feminino é um compromisso. Seguimos uma diretriz no fortalecimento de negócios voltados às mulheres e a política de equidade”, destaca o presidente do BRDE, Joao Paulo Kleinübing.
Beneficiárias do programa – Empresas que tenham em seu Capital Social pelo menos 40% de participação de sócias mulheres. A oferta de crédito para capital de giro é reservada apenas para pessoas jurídicas e com receita operacional bruta de até o máximo de R$ 90 milhões no ano anterior ao pedido.
Itens Financiáveis – Investimentos e capital de giro isolado (limitado a 20% da receita bruta do exercício anterior).
Diferenciais do Programa – Redução das Tarifas de Análise e Fiscalização; Redução da Taxa de Juros.
VOLTAR