Diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o economista Leonardo Busatto foi um dos palestrantes convidados para a terceira edição do P3C – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil, que aconteceu em São Paulo. Busatto integrou o painel que debateu, nesta terça-feira (dia 27/2), os desafios e as estratégias para ampliar o nível de financiamento privado em projetos de desestatização para o setor de infraestrutura, incluindo as possibilidades de financiamento de bancos públicos.
“O grande desafio está em apresentar ao mercado oportunidades com perspectivas positivas em termos de investimentos e com menor risco possível. O país como um todo ainda tem muito espaço para avançar em termos de PPPs na infraestrutura, isso em todos os níveis de governo”, ponderou o diretor após participar do painel realizado no Centro de Convenções Frei Caneca. Participaram também da rodada o vice-presidente Sênior para a área de infraestrurura do Banco Itaú, Rogério Yamashita; o superintendente da Área de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Felipe Borim Villen, e o vice-presidente do Banco Santander para financiamentos de geração de energias, Ricardo Lee.
O P3C tem o propósito de fomentar a discussão em torno de como tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil seguindo critérios ambientais, sociais e de governança. Especializado no mercado de parcerias público-privadas (PPPs) e com foco nos investimentos em infraestrutura no país, o evento iniciou na segunda-feira (dia 26/2) e contou, na sua abertura realizada na Bolsa de Valores B3, com a presença do governador Eduardo Leite.
Como secretário de Parcerias e Concessões (Separ) do governo do Estado, Busatto coordenou os estudos para a elaboração do projeto de concessão do Cais Mauá, realizado no início de fevereiro. O certame teve como vencedor o consórcio Pulsa RS, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões na revitalização e qualificação do espaço às margens do rio Guaíba, em Porto Alegre. O BRDE vem atuando na modelagem de três PPPs para projetos de iluminação públicas nas cidades de Santa Maria, Sapiranga e Santa Cruz do Sul.
VOLTAR