BRDE participa de evento em São Paulo sobre financiamento privado em infraestrutura

BRDE participa de evento em São Paulo sobre financiamento privado em infraestrutura

Diretor de Planejamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o economista Leonardo Busatto foi um dos palestrantes convidados para a terceira edição do P3C – PPPs e Concessões – Investimentos em Infraestrutura no Brasil, que aconteceu em São Paulo.  Busatto integrou o painel que debateu, nesta terça-feira (dia 27/2), os desafios e as estratégias para ampliar o nível de financiamento privado em projetos de desestatização para o setor de infraestrutura, incluindo as possibilidades de financiamento de bancos públicos.

“O grande desafio está em apresentar ao mercado oportunidades com perspectivas positivas em termos de investimentos e com menor risco possível. O país como um todo ainda tem muito espaço para avançar em termos de PPPs na infraestrutura, isso em todos os níveis de governo”, ponderou o diretor após participar do painel realizado no Centro de Convenções Frei Caneca. Participaram também da rodada o vice-presidente Sênior para a área de infraestrurura do Banco Itaú, Rogério Yamashita; o superintendente da Área de Infraestrutura do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Felipe Borim Villen, e o vice-presidente do Banco Santander para financiamentos de geração de energias, Ricardo Lee.

O P3C tem o propósito de fomentar a discussão em torno de como tornar o ambiente de negócios mais previsível e seguro para os investidores no Brasil seguindo critérios ambientais, sociais e de governança. Especializado no mercado de parcerias público-privadas (PPPs) e com foco nos investimentos em infraestrutura no país, o evento iniciou na segunda-feira (dia 26/2) e contou, na sua abertura realizada na Bolsa de Valores B3, com a presença do governador Eduardo Leite.

Como secretário de Parcerias e Concessões (Separ) do governo do Estado, Busatto coordenou os estudos para a elaboração do projeto de concessão do Cais Mauá, realizado no início de fevereiro. O certame teve como vencedor o consórcio Pulsa RS, com investimentos previstos de R$ 353,3 milhões na revitalização e qualificação do espaço às margens do rio Guaíba, em Porto Alegre. O BRDE vem atuando na modelagem de três PPPs para projetos de iluminação públicas nas cidades de Santa Maria, Sapiranga e Santa Cruz do Sul.

VOLTAR