Foto: Kauã Veronese
O BRDE Labs, programa de inovação aberta que conecta empresas e startups, realizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, anunciou sua quinta edição sem um tema específico. A fim de trazer uma outra visão do programa, o Labs propõe que empresas apresentem suas “dores”, para que as startups apresentem soluções customizadas ao problema. O anúncio ocorreu na Praça de Inovação do Show Rural, em Cascavel, nesta quinta-feira (08).
A gerente de Planejamento e coordenadora do BRDE Labs, Lisiane Astarita explicou que a estratégia desse ano consiste “em provocar desafios, onde as startups criem estratégias para transformação de negócios que leve a outro patamar”.
A estimativa é de que a abertura para inscrições das startups aconteça em abril, pelo site
https://www.brdelabs.com.br/pr/
JORNADA DO LABS
O BRDE Labs foi criado em 2020, com o propósito de conectar empresas e startups, trabalhando temas específicos a cada edição, numa jornada de desafios, aceleração, imersão e pitches. A Hotmilk da PUC-PR é apoiadora do programa, ao ser responsável pela curadoria técnica.
Na primeira edição o tema foi Agronegócio, sendo no ano seguinte Indústria. No ano de 2022 o tema proposto foi ESG (Ambiental, Social e Governança), quando o próprio BRDE foi empresa âncora. Em 2023, a temática trabalhada foi a de Inovação Verde e de Equidade.
Também no ano passado, o Labs ficou entre os três premiados na categoria de Inovação Ambiental, da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. O BRDE foi um case inédito, ao âncora, o banco se tornou um case pioneiro ao contratar startups integrantes do programa, a partir da sanção da Lei Complementar nº 182, conhecida como “Marco Legal das Startups”, que permite esse vínculo entre um órgão público e startups.
Para o diretor administrativo do BRDE, o programa “fomenta o ecossistema local, tornando a inovação algo palpável e transformador à sociedade”.
Desde sua criação, o BRDE Labs teve 753 startups inscritas, 280 selecionadas e 49 aceleradas.