O ano de 2023 foi de maior aproximação entre as atividades do Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões e a comunidade em geral. A programação atendeu a um público diversificado, de estudantes do ensino fundamental e médio, além de atividades acadêmicas de cursos universitários diversos como Design, Arquitetura, Economia e Artes Visuais.
“Identificamos um expressivo interesse da comunidade em ampliar seus conhecimentos sobre arquitetura, mas sobretudo o patrimônio ervateiro. Essa dinâmica levou à ampliação das visitas mediadas oferecidas por nossa equipe”, destacou a coordenadora do espaço, Rafaela Tasca.
Dentro do programa expositivo foram apresentadas duas mostras selecionadas pelo Edital BRDE de Artes Visuais: “Noite: paisagens imaginárias”, do Coletivo 7Mulheres, de Florianópolis; e “Apto 22”, da artista Adriana Osório, baseada em Porto Alegre.
“Ambas as exposições contribuíram para ampliar a visibilidade de artistas mulheres no contexto da arte contemporânea da Região Sul”, acrescenta a coordenadora.
Dois eventos de lançamentos de livros marcaram as contribuições à historiografia e ao patrimônio cultural: “Alto da Glória – fragmentos de uma história”, da pesquisadora Amélia Siegel Correa, e “Catalogo de Jornaes Publicados no Paraná – de 1854 a 1907”, fac-símile da obra de 1908 de historiador Romário Martins. Esses eventos trouxeram a dinâmica de mesa-redonda com pesquisadores, professores e jornalistas.
O ano também foi marcado pela mostra “Rigenera”, evento internacional que apresentou 20 projetos selecionados no Prêmio de Arquitetura Emilia Romagna, realizado pelo Ministério da Cultura da Itália. A mostra contemplou um ciclo de palestras com arquitetos italianos e brasileiros, além de uma exposição no calçadão da Rua XV de Novembro, centro de Curitiba.
A ação foi realizada pelo Consulado Geral da Itália em Curitiba e integrou o festival de cultura italiana Mia Cara, com apoio da Seção Paraná do Instituto dos Arquitetos Brasileiros e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
“O Palacete é um espaço democrático, de relacionamento entre o banco e a sociedade, pelo viés da cultura, arte e história e eventos que marcam as boas e prósperas parcerias da instituição com o desenvolvimento econômico e social”, afirma o diretor-financeiro do BRDE, Wilson Bley Lipski.
Palacete dos Leões
Mantido e coordenado pelo BRDE, o Espaço Cultural Palacete dos Leões iniciou suas atividades em junho de 2005, como alternativa de promoção cultural no Paraná. Desde então, a construção histórica de Curitiba recebeu mostras das mais variadas técnicas e linguagens, criando sua própria tradição e sendo incorporada à agenda cultural de Curitiba.
VOLTAR