Quatro startups foram contratadas pelo banco, ao apresentarem projetos diversos de ESG na edição do BRDE Labs 2022
As quatro startups contratadas pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com soluções voltadas ao tema ESG (Governança, Social e Ambiental), por meio do programa de inovação aberta promovido pelo banco, o BRDE Labs edição 2022 no Paraná, apresentaram suas ações a uma equipe multidisciplinar, responsável pelo acompanhamento e implantação do processo. A reunião foi realizada de forma online, na tarde desta terça-feira (19).
O BRDE assinou contratos com as startups, numa ação inédita, que permitiu uma instituição pública a estabelecer esse vínculo de trabalho na área de inovação, por meio de edital de licitação, com base no Marco Legal das Startups (Lei Complementar nº 182/2021).
O Labs é um instrumento criado pelo BRDE para acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na região Sul do Brasil. Ele acontece em ciclos anuais, sempre apresentando uma temática diferente. No programa, as empresas cadastradas lançam uma série de desafios e depois as startups escolhem quais se classificam como capazes de cumpri-los. No ano passado, o BRDE foi uma das empresas.
“Conhecer o que está sendo proposto e internalizar isso no dia a dia, irá contribuir nas rotinas do banco, assim como a aplicabilidade dessas ferramentas a partir das suas entregas. Estamos implantando em Curitiba, e buscamos aprimorar ideias e expandir para as demais agências do BRDE”, sugeriu o diretor financeiro do banco, Wilson Bley Lipski. “Como um Banco Verde, visamos trabalhar de forma plena a questão da sustentabilidade”.
PROPOSTAS
A Sustain é uma das startups 100% online, que apresenta como solução, o mapeamento e avaliação regulares das práticas ESG no banco. “O BRDE abriu portas para contatos e parcerias além daquelas propostas originalmente, permitindo novas perspectivas. A plataforma vai entender por meio de seu software de gestão como tratam o assunto ESG com as empresas parceiras, assim como o próprio banco”, disse a co-fundadora Rafaela Francisco.
As outras três startups contratadas vão desempenhar ações específicas das áreas do banco, de acordo com as soluções propostas. Levantamento de dados e análise automatizada de imóveis rurais serão feitos pela startup Busca Terra, de Campinas (SP), visando deixar a avaliação mais prática e rápida para o banco e para o proprietário do imóvel.
A AKVO-ESG, de Erechim (RS), responsável por uma plataforma para inventário, gestão e compensação de gases de efeito estufa, vai efetuar o cálculo e compreensão da emissão desses gases, enquanto monitoramento do risco climático de projetos financiados ficará a cargo da startup Sipremo, de São Paulo.
Todas demonstram aos colaboradores do banco, quais são as estratégias para se obter o resultado proposto, enquanto uma equipe multidisciplinar vai monitorar o trabalho das startups.
PRÊMIO INOVAÇÃO
O programa BRDE Labs, criado pelo BRDE em 2020, tem o propósito de acelerar o desenvolvimento do ambiente de inovação na Região Sul, composto por projetos realizados em nível estadual, vinculados às necessidades dos ecossistemas locais. O Programa da edição do Paraná, foi finalista e ficou em terceiro lugar na categoria Inovação Ambiental, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em sua 27ª edição. O Labs concorreu com o ineditismo de uma iniciativa, onde o BRDE se tornou pela primeira vez, uma empresa âncora do projeto.
A gerente de Planejamento, Lisiane Astarita, também uma das gestoras do Labs PR, coordenou a reunião, com apoio da gerente adjunta de Planejamento, Simone Camargo, também integrante do programa, além de colaboradores de vários setores do BRDE e das startups.
VOLTAR