Vice-presidente do BRDE recebe Comenda Porto do Sol

Vice-presidente do BRDE recebe Comenda Porto do Sol

O vice-presidente e diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE), Ranolfo Vieira Júnior, recebeu a Comenda Porto do Sol, mais alta honraria concedida pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Entregue na noite desta quarta-feira (dia 6/12), a distinção foi proposta pelo então vereador Rafão Oliveira, com iniciativa do vereador Moisés Barboza. A sessão solene foi realizada no Plenário Otávio Rocha e conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Hamilton Sossmeier.

Em seu discurso, Ranolfo destacou o reconhecimento recebido dos porto-alegrenses, por meio da Câmara de Vereadores. “Os parlamentos, as câmaras municipais, são a representação da população. E receber, hoje, essa distinção da Capital do nosso Estado é motivo de muita honra e orgulho. Não sou natural de Porto Alegre e nem resido aqui, mas nos últimos 18 anos minha atividade profissional foi na Capital gaúcha, como delegado, chefe de polícia, vice-governador, secretário de segurança e governador. Saio daqui lisonjeado com esse reconhecimento e faço questão de dizer que, embora também não seja natural deste município, muito me honra ter o título, concedido por essa Casa, de cidadão de Porto Alegre”.

Ex-governador do Estado, Ranolfo é natural de Esteio e recebeu em 2016 o título de cidadão da Capital, por proposição do vereador Adeli Sell. A outorga da Comenda Porto do Sol foi entregue pelo ex-vereador Rafão Oliveira. Também prestigiaram o evento o Secretário de Estado de Segurança Pública Adjunto, Coronel Mário Ikeda, o Chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, e o secretário Municipal de Governança Local e Coordenação Política de Porto Alegre, Cássio Trogildo.

Delegado aposentado da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Júnior tem 36 anos de atuação no serviço público. Graduado em Direito, foi chefe da Polícia Civil gaúcha e presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia. Em 2018, foi eleito para o cargo de vice-governador, quando assumiu a Secretaria de Segurança. Sob sua liderança, o Estado atingiu sucessivos recordes anuais na redução de crimes. Com a renúncia de Eduardo Leite, tornou-se governador do Rio Grande do Sul em 2022.

VOLTAR