Evento na Colômbia reuniu representantes de mais de 520 bancos
Após três dias de atividades no Finance in Common Summit (FICS) – Finanças em Comum, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) encerra sua participação junto aos principais protagonistas globais do financiamento sustentável. A quarta edição do FICS aconteceu de 04 a 06 de setembro, na cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia.
Integrando a programação oficial do evento, o presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, pôde falar da atuação do Banco em dois painéis sobre ferramentas de financiamento e redução de riscos para projetos de infraestrutura sustentável. “Tive a oportunidade de fazer apresentações, junto com representantes de instituições financeiras de várias partes do mundo, mostrando a experiência do BRDE na parceria com municípios, oferecendo apoio nas parcerias público-privadas (PPPs), na captação de recursos a partir de financiamentos internacionais e, acima de tudo, trabalhando a questão do apoio técnico operacional para os municípios. Combinando essas ações, os projetos de infraestrutura sustentável podem prosperar, impulsionando o avanço de práticas mais responsáveis e alinhadas com os desafios ambientais globais”, destacou.
O evento também proporcionou uma série de encontros com parceiros do BRDE na captação de recursos internacionais. Ao todo, foram seis reuniões onde o presidente esteve acompanhado do vice-presidente e diretor de Operações, Ranolfo Vieira Júnior, e do chefe do departamento de Novos Negócios, Fernando Laurent. “Este evento oferece uma oportunidade valiosa para o BRDE estreitar laços com parceiros internacionais que compartilham o compromisso com o desenvolvimento sustentável. As discussões e colaborações que podem surgir dessas reuniões têm o potencial de impulsionar projetos e investimentos alinhados com as metas ambientais e econômicas”, afirmou Ranolfo.
No último dia de evento, a comitiva do BRDE teve reuniões com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (ALIDE) e a Agência Multilateral de Garantia de Investimentos (MIGA), membro do Grupo Banco Mundial. A plenária de encerramento do FICS contou com a participação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Texto e Fotos: Juliana Roll
VOLTAR