Com financiamento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), será implantada uma usina de geração de energia fotovoltaica em uma propriedade rural no município de Santa Rosa. O projeto terá financiamento de R$ 5,8 milhões e a energia gerada será comercializada para clientes com baixo consumo e sem condições de instalar placas próprias, incluindo áreas urbanas. O contrato foi celebrado nesta quinta-feira (dia 31/08), na Casa BRDE, na 46ª Expointer, em Esteio.
Conforme o sócio-diretor da empresa, Luciano Hoppe, nessa primeira etapa do projeto a capacidade de geração será de 1,5 megawatt-hora (MWh). “Mas queremos alcançar nas próximas fases a geração de 30 MWh, sempre adotando esse modelo de comercialização”, destacou Hoppe. Ele salientou a parceria do BRDE na fase inicial do projeto em Santa Rosa: “é um investimento em energia limpa importante para o desenvolvimento na região Noroeste do estado “, observou ele.
Para o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, o financiamento para a usina solar em Santa Rosa reúne características simbólicas para o atual momento do banco. “É este futuro que queremos para a atuação do BRDE. Apoiar projetos de energia renovável nos aproxima cada vez mais de uma diretriz em favor da sustentabilidade, além de representar um modelo bastante inovador”, frisou Busatto. Outro aspecto salientado pelo diretor é o fato da descentralização dos financiamentos do banco em diferentes regiões.
Desde o início do ano, o BRDE as contratações na região Sul para a geração de energias com fontes renováveis somam R$ 698,9 milhões. “Esse desempenho positivo no setor de geração de energias renováveis reflete o esforço do banco em diversificar suas fontes de recursos com os parceiros estrangeiros. O crescimento proporcional em termos de fundings internacionais consolida a atuação do banco e os compromissos com a sustentabilidade”, acrescentou Busatto. A celebração do contrato com a Lida Energia contou com as presenças também do superintende regional do banco no Rio Grande do Sul, Maurício Mocelin, e do gerente de Planejamento, Alexander Lietzke.
VOLTAR