O diretor financeiro do BRDE Wilson Bley Lipski representou o banco na mesa redonda virtual, que abordou o tema Inclusão Financeira e Luta contra as Desigualdades, promovida pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e Finance in Common (FICS), transmitida pelo YouTube na manhã desta quinta-feira (15).
Bley integrou os debates sobre Inclusão Financeira e Luta contra as Desigualdades, apresentando as soluções adotadas pelo BRDE, no que diz respeito a estar mais inserido no contexto social. “O BRDE criou redes e conexões com bons parceiros. Inovamos no modo de pensar e agir e ao entender as necessidades de cada realidade, adequamos e expandimos as possibilidades de crédito, sempre com a visão de que o projeto ou a proposta realmente tenha impacto, transformação social e econômica, os principais motes da instituição”, detalhou do diretor.
O objetivo desse tema é apresentar esforços das instituições do Sistema Nacional de Fomento na temática de inclusão financeira, para uma agenda na luta contra as desigualdades sociais, com a participação de Ricardo Britto, diretor-presidente da Desenvolve SP e Thadeu Abicalil, diretor-geral interno do New Development Bank (NDB).
Ao relembrar os 62 anos de existência do BRDE (comemorados nessa data), Bley apontou que nos últimos anos, o banco traçou um planejamento estratégico pulverizando recursos de fontes nacionais e internacionais, ampliou sua carteira de crédito, atualizou seu posicionamento com inovação e sustentabilidade, se tornando um Banco Verde, com aderência a quase 80% e suas linhas de crédito a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criou o Fundo Verde e de Equidade, crédito para mulheres empreendedoras e jovens, desenvolveu programas com startups e com adolescentes de baixa renda para formação básica em tecnológica, “aproximando o BRDE da sociedade e das ações de políticas públicas inclusivas”, concluiu Bley.
A iniciativa integra as ações preliminares da Cúpula do Finance in Common (FICS), que acontecerá este ano, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, em Cartagena, na Colômbia.
Este é o quarto ano consecutivo em que todos os bancos públicos mundiais de desenvolvimento se reúnem para reforçar parcerias e consolidar compromissos de ação conjunta referentes às alterações climáticas e à implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável.
VOLTAR